Farense volta a conquistar ponto fora de casa

O Farense deslocou-se este Domingo à zona leste da ilha Terceira do arquipélago do Açores, para defrontar o último classificado, o S.C. Praiense, formação que representa a cidade da Praia da Vitória.

A nossa equipa detinha algum favoritismo, quanto mais não fosse pelo adversário ter conquistado apenas 1 ponto no campeonato. Nas 4 linhas isso verificou-se nos momentos iniciais do jogo, com uma maior posse de bola mas sem que o Farense conseguisse criar grandes situações de golo. A partir dos 25 minutos, o Praiense que ainda não havia incomodado Serrão, acercou-se com algum perigo da baliza farense. Davide Justo respondia perto do intervalo, rematando na direcção do guarda-redes, já numa posição com pouco ângulo.

Na segunda parte entrou melhor a equipa da casa criando 2 situações em que podia ter inaugurado o marcador. Passados os primeiros minutos de maior ímpeto dos locais, o Farense equilibrou e podia ter chegado ao golo por Zambujo, num cabeceamento fora do enquadramento da baliza do Praiense. Até ao final, o golo poderia ter surgido em qualquer das balizas. O Farense foi mais dominador, o Praiense acabou por criar mais perigo. Nenhuma das equipas merecia a derrota.

Ambas as equipas tentaram ganhar, no entanto com pouca objectividade no momento de rematar à baliza. Dispuseram de boas oportunidades de desfazer o nulo, mas foram perdulárias, por isso o resultado acaba por espelhar o equilíbrio. Não deixou de ser um bom jogo, sem que no entanto tenha existido aquilo que leva os espectadores ao estádio, os golos.


20 comentários

ALG disse...

Mais um jogo sem ganhar, temos que conseguir dar a volta rapidamente para não ficarmos numa situação perigosa na tabela.

Folgo em ver que desta vez terminámos com 11 e só com um cartão amarelo.

No próximo Domingo temos que ficar com os 3 pontos, é contra uma equipa que está na frente mas temos que ganhar.

Eroque disse...

Com a presença de 7 adeptos ( 5 South Side que fizeram ouvir os seus cânticos durante os 95 minutos do jogo), o Farense obteve mais um ponto, com um empate a zero. Durante os primeiros 20 minutos, o Farense controlou completamente o jogo, mas não criou ocasiões de golo, pois os adversários defendiam com muitos elementos, e o Farense jogava de forma lenta, tornando possivel a à defesa do Praiense evitar males maiores. A partir dos 20 minutos o Praiense tornou-se mais rápido e agressivo, permitindo-lhe ganhar muitos lances a meio campo e conseguindo mesmo 2 boas ocasiões para marcar, ao findar a 1ª parte, Justo conseguiu ultrapassar um defensor, mas, com angulo reduzido rematou junto ao poste, mas o guarda redees conseguiu defender.
Na 2ª parte, com o vento a favor, o Praiense carregou sobre o farense, mas passados 15 minutos, as entradas de Bruno Carvalho e Keu voltaram a fazer com que o jogo voltasse a ser dominado pelo Farense, coroado com uma perdida flagrante de Zambujo que, sem oposição, cabeceou sobre o travessão. Mais algumaperigosas jogadas de ataque do farense, que pareciam perigosas, acabaram por ser perdidas por falhas do último passe. No final do jogo, o Praiense conseguiu algumas ocasiões de golo, resultantes de uma maior agressividade e com a ajuda do vento, a última das quais foi salva pelo Serrão arrojando-se aos pés do adversário. Em resumo pode-se considerar que o resultado foi justo, pois embora o Praiense tivesse mais oportunidades, o Farense teve mais bola. Finalmente só para realçar que finalmente o Farense terminou com 11 jogadores, mas teve 4 amarelos... Mas pereceu-me que alguns jogadores jogaram algo condicionados, com receio de serem expulsos... É necessário aumentar o nível de confiança dos jogadores no seu valor de modo a jogarem de forma mais expontânea, pois fiquei com a sensação que foram bastante calculistas...

rodriguesdidier disse...

Lendo a cronica,que dizer?Que o farense ao nao conseguir ganhar ao ultimo classificado,encontra-se na sua zona de classificaçao.Domingo proximo jogamos contra o Operario,e quando se olha para a classificaçao,pouco ou nada se pode esperar.A Luta pela permanência vai ser de todos os minutos.Somos o segundo pior ataque com apenas três realizaçoes!!!!!Como se pode ver ou tirar como conclusao é que o Farense quando entra para o campo nao é com a intençao de ganhar ,mas sim de nao perder e isso explica-se pelos numero de resultados nulos;(4).Penso que falta a coragem ao Treinador.O tempo me darà razao.

Adepto Farense disse...

http://www.zerozero.pt/video.php?id=94073

Unknown disse...

nao estive presente neste jogo.logo nao posso fazer nenhum comentario.Mas pelo que leio e vejo nos nossos resultados realmente da a ideia de que a defesa e o suporte desta equipa. Enfim, os golos haverao de aparecer!
farense!

JoaoC disse...

Depois de na semana passada terem empatado na casa do 4º classificado já se calculava que os açorianos tivessem a motivação para nos complicarem a vida.

Estamos abaixo da linha de agua é certo, mas também viemos de 2 jogos fora de casa e pontuar fora de casa neste campeonato nunca poderá ser considerado um mau resultado.

Temos 3 jogos realizados em casa e 4 fora, penso que contra o Louletano tendo em conta que era o 1º jogo do campeonato e o valor das equipas o resultado pode ser considerado normal.

Penso que a escorregadela foi na recepção ao Oriental, em que deveríamos ter ganho. De resto perdemos com o Madalena que conta por vitórias os 3 jogos realizados em casa e não sofreu qualquer golo, e o Juv. Évora, que em casa só venceu e não sofreu qualquer golo também.

Isto para dizer que os 2 locais onde perdemos jogos, são só as 2 únicas equipas que não sofreram qualquer golo em casa neste campeonato, se calhar não foi só demérito nosso não termos pontuado lá, mas também mérito do adversário.

Estamos a 3 pontos do 6º classificado, é assim tão mau? Não me parece tendo em conta que já jogámos mais fora de casa do que no nosso terreno.

Unknown disse...

primeiro lugar

1 ponto é um ponto

o praiense vem de 4 novas aquisiçoes, e um empate em casa do Mafra ( 4 lugar )

ha 3 jogos k nao perdemos

sendo k empatamos em casa do torreense com menos 1

talvez o oriental podiamos ter ganho e tavamos a meio da tabela.

acima de tudo temos k ter consciencia k temos o orçamento mais baixo do campeonato , e o campeonato prima pelo equilibrio.

se me perguntarem qual o nome mais forte do campeonato ?

RESPOSTA . FARENSE

agora na realidade nao temos o plantel mais forte, temos limitações, derivadas a dura realidade do clube.
as pessoas têm que se unir e ter consciencia da nossa realidade, o meu maior desejo como de todos nós é ver o farense na primeira liga o mais rapido possivel, mas este ano alem das dificuldades, é um ano de afirmação de segunda divisao e de estabilidade.

sr. didier, o senhor prime pela diferença nos seus comentarios, umas vezes com razao outras sem, sem duvida alguma eu nao coloco o seu clubismo em questao, o que é certo é que nao é por temos 2 derrotas em 7 jogos e estarmos a 3 pontos do 4 lugar k tudo é mau, o senhor como escreve com regularidade no blog farense deve saber tao bem como eu a realidade k atravessamos, quanto ao seu comentario sobre o nosso treinador nao concordo, pois no jogo com o oriental onde empatamos e praticamente estavamos limitadissimos acabamos com o central mamadou a jogar a ponta de lança na tentativa do golo.
tudo é feito para ganhar jogos, vimos de 2 pontos fora k nao deixam de ser importantes, pk é k vens de pgtarem pk é k n ganhamos pk é k n valorizamos o facto da entrega dos jogadores e dedicação de todos os intervenientes.. que diariamente vivem o farense

temos que louvar a atitude dos nossos jogadores, equipa tecnica e direcçao pelos esforços k têm feito para manter o farense vivo e um farense competitivo, lutando no campeonato e fora dele
temos k apoiar e já no proximo domingo frente ao operario, pk as vitorias dao estabilidade, e calam as bocas k apenas falam na hora da derrota

joao C sem duvida um comentario digno, duma pessoa que conhece a realidade farense parabens pela clareza e pelos factos confirmados.

mais uma vez, vamos ganhar domingo vamos acreditar e apoiar pk toda a ajuda aos jogadores é necessaria..

rodriguesdidier disse...

Caro Gonçalo,eu nao critico o treinador,ponho em causa a sua falta de ambiçao,de jogar para ganhar.Eu sempre preferi ganhar por cinco a quatro do que calcular;sao visoes diferentes.Ha um ditado que diz bem que quem nao arrisca nao petisca.O Recrutamento dos jogadores foi ele em acordo com o Presidente que o fez.Ele por ja ter experiência deveria ter feito o necessario para ter contratado jogadores a vocaçao Ofensiva.Claro que sou Farense e nao o vou repetir sem cesse.Gostava de ver o Farense la em cima e estou a vê-lo cà em "baixo".Ele ja cionhecia os jogadores do ano passado(época passada).Claro também que temos que confiar nos nossos jogadores,mas penso que os mesmos têm que "arregaçar" as mangas e "morrer" no terreno para ganhar jogos.três golos em sete jogos é simplesmente miseràvél.Tem que haver AUDACIA.Cumprimentos Farense.Nao me trate por Senhor,sou como voçê mesmo se ja tenho cinquenta e poucos;o tu para mim nao é ofensa.Arsénio

JoaoC disse...

Tem razão quando diz que temos um ataque realmente pouco concretizador Arsénio, mas como nunca fui só de ver o lado mau nem somente o lado bom, também temos das melhores defesas do campeonato.

Marcamos pouco e sofremos pouco, não tem só a ver a audácia do treinador, até porque por Faro passaram nos últimos anos técnicos que deixavam os adeptos à beira de um ataque de nervos pelo medo de arriscar e não creio que se passe o mesmo com o actual técnico.

Trata-se de uma limitação da equipa, das características dos jogadores, temos um plantel curto e isso faz com que a equipa técnica olhe para o banco e veja poucas alternativas.

Pode dizer que a equipa foi escolhida pelo treinador e presidente, é correcto, mas não escolheram ficar sem 2 ou 3 jogadores que provavelmente até seriam titulares, nem escolhem jogar a maioria dos jogos em inferioridade numérica, nem escolhem terem jogos com 2 ou 3 jogadores no banco por lesão.

Infelicidade claro está, mas é com isso que eles têm de lidar, de certo que ele quer tanto como nós que a equipa marque golos e ganhe jogos, mas temos de ser condescendentes com as situações e perceber o porquê de elas acontecerem. Neste momento para marcarmos mais golos teremos de "destapar" a zona defensiva o que por si só vai ainda desiquilibrar mais o conjunto.

Estamos ainda muito perto do lugar que pretendemos, demasiado perto para arriscar tudo e poder deitar tudo a perder.

Se o treinador achar que a equipa tem condições para arriscar mais sem perder solidez, de certeza que o fará e nem precisaremos de estar aqui a discutir isto, é ele que lida com os atletas todos os dias, é ele que os conhece.

SamM disse...

Estou preocupado com o meu Farense... Muitos dirão que sou pessimista, que tenho que ser positivo, mas a razão obriga-me a escrever um pouco sobre o momento do emblema de Faro, no campo desportivo, porque do resto pouco se sabe quanto ao futuro...

Desportivamente o Farense ganhou apenas um dos sete jogos do campeonato, marcando na prova três golos, apenas dois de bola corrida, o que traduz uma má produtividade atacante. Em contraste a defesa algarvia mostra uma consistência razoável, tendo em conta os objectivos dos responsáveis farenses, com seis golos sofridos e uma média inferior a um golo sofrido por jogo. Confesso que a nível oficial poucos jogos vi da equipa este ano, mas de acordo com o observado e também tendo em conta os relatos de amigos e da imprensa, constato que o Farense é uma equipa com incapacidade praticar um futebol alegre, resumindo as suas iniciativas atacantes aos "fogachos" de dois ou três jogadores na frente, e demonstrando dificuldades em circular a bola com imaginação e acutilância no último terço do terreno. A consistência defensiva tem sido o abono da equipa com uma dupla de centrais muito equilibrada, sem esquecer o jovem Calado que têm mostrado capacidades para poder ser uma opção fiável, sem esquecer o eterno Caniggia, o adpatado Joshua e o guardião Serrão, que é de facto um guarda redes acima da média nesta divisão.

Alguns me dirão que a equipa é limitada, e eu concordarei que assim é, mas que me lembre apenas nos lamentamos das perdas de Juan Pablo e Celestino, não se explicando desta forma a tão fraca produtividade ofensiva da equipa. O facto é que as lesões não tem ajudado, mas acima de tudo a indisciplina têm prejudicada a equipa neste inicio de época, e não se explicando esse facto, por si só com a hostilidade das equipas de arbitragem.

O Farense está neste momento a três pontos do duo dos quintos classificados, embora isso não sirva de consolo pois a equipa de Faro têm mantido ciclicamente essa distância demonstrando incapacidade de anular a diferença ao longo das jornadas, onde inclusivé, só por uma vez esteve na metade superior da tabela, oscilando entre os lugares de despromoção e o décimo segundo lugar nas restantes jornadas.

Ontem, no campo do Praiense, o último classificado com apenas dois pontos o Farense não demonstrou superioridade, e acabou por sair de lá com um ponto, o que acaba por não ser grave, mas que de certa forma, pela maneira como foi incapaz de violar as redes da equipa mais débil da prova, acaba por me preocupar e fazer antever uma continuação de campeonato algo conturbada.

Espera-se uma reacção forte dos Leões de Faro já este fim de semana, por forma a inverter esse cenário que se desenha, caso contrário acredito que António Barão tomará decisões no intuito de melhorar a situação da equipa, como já o fez no passado, embora em circunstâncias mais favoráveis.

rodriguesdidier disse...

Pela primeira vez stou contente de ler os comentarios de todos,porque assim pode-se falar e trocar impressoes respeitando as visoes diversas sobre o que se passa no farense(grupo de futebol senior).Amigo Joao,acabei de ler o seu comentario e com efeito fala-me do melhor sector do Farense (a defesa);certo nao sofremos muitos golos,mas em sete jogos sofremos seis!!!!é quase um por média de jogo!!!no campeonato.Sabendo que o ataque é a melhor defesa,penso que é ai que se deve trabalhar mais e muito mais.Inventar um novo sistema de jogo que seria "povoar" o meio do terreno com cinco jogadores utilizando dois médios a vocaçao defensiva e os restantes a servirem d e apoio a dois atacantes,jogando com uma defesa em linha so com três jogadores.Sabendo também que a base das vitorias se situa na capacidade fisica dos jogadores e que os jogos se ganham nos duelos ,entao eu começaria por pensar que se nao ganhamos é porque nao temos(talvez) uma condiçao fisica optimal.uanto ao facto de ser o Joaquim Mendes que trabalha com os jogadores é um facto,agora é necessario saber é se ele faz a "boa escolha",eu pessoalmente posso aperceber-me que as jornadas passam e que os resultados nao sao a nosso favor nem favoraveis às escolhas e tacticas utilizadas.Se nao marcamos é porque ha algo que nao funciona.Nos debatemos aqui mas nao somos nos que vamos mudar o "curso" do jogo.Certo que temos um grupo limitado ,certo que fala de três jogadores que nao vieram,mas finalmente temos que construir com o que temos.Vamos ter esperança que tudo vai entrar em ordem e que ao menos nos mantenha-mos.

rodriguesdidier disse...

Gostei também muito do Comentario do SamM,ele que ja me "picou" algumas vezes esta agora a verificar o que eu tenho dito,mas nao me gargarizo com isso,o importante é que talvez ele ja pensasse e nao o dizia agora sim ele começa a ter coragem de escrever.talvez que o facto de aqui escrever os dirigentes e treinador leiam e comecem a ver que ha gente que tem ideias e criticas construtivas.Digo sempre que as criticas construtivas ajudam a progredir .

Valério disse...

Bom dia a todos.
Tenho acompanhado com bastante regularidade este blog e de vez em quando tb gosto de dar os meus "bitaites"...
Como já havia dito, suspeitava que o farense viesse a passar por grandes dificuldades para lutar pela permanência. Claro que havia (e ainda deve haver) gente a acreditar que o farense luta para subir (já este ano). - contas feitas, estamos a 10pontos do 1º...
Estou longe e os meus comentários têm sempre por base o que ali leio. Apenas vi um jogo (em Merelim) e dificilmente verei mais algum.
Parece-me que a ideia base da equipa é a solidez, temos poucas opções e temos tido algumas lesões e bastantes castigos. Mesmo assim, acredito que o farense não descerá de divisão. Talvez com alguma sorte ainda fiquemos nos primeiros 8. Não será objectivo írreal. Estamos no 1º ano de 2ª B - é a divisão mais difícil para subir (jogam 48 equipas - sobem 2) e a mais fácil de se descer (descem 10 a 12).
Não podemos querer tudo de uma vez, mas meus amigos, não venham para aqui dizer que não temos treinador, ou equipa suficiente para alcançar os objectivos.
1 abraço a todos.

FORÇA FARENSE

rodriguesdidier disse...

Valério,realmente deste um bitaite mal dado.Escreves que "Suspeitavas que o Farense viesse a passar por dificuldades para lutar para a permanência".Se compreendo bem dizes que nao acreditavas que o farense tivesse dificuldades;pois é por enquanto estamos com elas.Dez pontos do primeiro à sétima jornada!!!!!!!Subir nao,o importante é a manutençao,ja que subimos e para iosso o factor das finanças do clube até serao decisivas.

Valério disse...

Caro Didier, o que eu quis dizer é exactamente que já previa (suspeitava)que viesse a passar dificuldades e que, sim, iria lutar pela permanência.

No entanto, gostaria (e continuo a acreditar) que conseguíssemos ficar na 1ª metade da tabela = 8 primeiros. Creio que na altura até comentei aqui após o jogo com o louletano que desejava que a equipa andasse por esses lugares ao longo de todo o campeonato, fazendo assim um campeonato tranquilo, apesar das limitações reconhecidas por muitos.

O meu comentário de hoje continua a ser coerente...

Espero agora não ter deixado dúvidas quanto ao meu "bitaite".

Cumprimentos,

FORÇA FARENSE

rodriguesdidier disse...

Valério,prever nao é suspeitar.Estaremos de acordo?Penso que nao devias ter utilizado a palavra Suspeitar neste caso,eu veria melhor a palavra Prever.Mas como nao escrevo muito em Português e ja sao muitos anos sem praticar muito, posso estar errado.Nesse caso peço desculpa.Um abraço Farense.

Eroque disse...

Depois de ler todos estes comentários sobre o Farense, após o empate na Praia da Vitória, como espectador "in loco", não posso deixar de dizer algumas palavras...
1 - O Farense não é o melhor plantel da 2ª Divisão, mas também está muito longe de ser dos piores.
2 - O Praiense só tinha um ponto quando defrontou o Farense, que foi obtido na jornada anterior em Mafra, (uma equipa que na 5ª jornada tinha 2 V, 2 E e 1 derrota) depois de ter mudado de treinador e de ter reforçado o plantel.
3 - No jogo do último Domingo, o Farense teve muito mais posse de bola, o que significa que os jogadores sabem controlar uma bola. Nomeadamente nos primeiros 20 minutos e nos últimos 30.
4 - O Farense apenas conseguiu 1 oportunidade flagrante de golo, por várias razões: a) O Praiense defendeu muito e bem. b) O Farense foi bastante infeliz no último passe, houve pelo menos 4 ou 5 situações em que o último passe, que isolaria jogador do farense, foi interceptado "in extremis" pela defensiva adversária. c)Possívelmente por receio de expulsões, os jogadores do Farense joagaram algo retraídos e não foram suficientemente agressivos para conseguir um resultado MAIS positivo (mesmo assim levaram 4 amarelos, práticamente cada falta foi um amarelo). d) Esta atitude, transmitindo a ideia de alguma passividade defensiva, ainda permitiu ao Praiense criar 3 ou 4 oportunidades que foram anuladas pelo G. Redes ou falhadas pelos adversários.
Finalmente vou concluir dizendo que o futuro mostrará que este foi um resultado positivo, que a equipa é capaz de controlar um jogo, que a defesa é a base de qualquer equipa que se queira competitiva, e que o ataque passará a marcar mais golos, quando a rapidez de execução melhorar e as jogadas se tornarem mais expontâneas. Também queria dizer que o pessimismo nunca é bom para animar ninguém, mas é claro que não sou capaz de obrigar ninguém a ser optimista, ou que finja que o é só para ajudar o seu clube... Infelizmente já poucos são capazes de sentir pela equipa da sua terra o mesmo que se sentia nas décadas de 70 ou 80, e todos temos que aceitar que os tempos são outros...

Adepto Farense disse...

À parte as nossas limitações financeiras e de dimensão, colmatadas pela grande Alma Farense dos sócios resistentes e apoiantes à distância que mostraram no último jogo do campeonato anterior que ainda são capazes de mobilizar e catalisar o Povo Farense e não negando que eventualmente em algum jogo(?) possamos ter sido beneficiados pela arbitragem, é interessante verificar os castigos por cartão vermelho directo a que os jogadores do Farense foram sujeitos neste inicio de campeonato e lembrar que há uns anos por causa de uma garrafa de água interditaram o S.Luís quatro jogos e obrigararm a pôr rede e comparar com os castigos de Luisão e Maniche (1 e 2 jogos) e com a multa aplicada ao Dragão pelas bolas de golfe atiradas e que atentaram à integridade física do jogador Roberto.Talvez as ilações nos levem ao desidrato que não é só por termos um ataque pouco produtivo que só ganhámos um jogo........

luis gomes disse...

Caros Amigos Farenses,como diz o Nosso Hino:do esforço se faz a vitória! esse esforço terá de ser repartido por todos ,pelos nossos atletas em campo,pelos dirigentes,pelos adeptos,pela cidade e principalmente por nós os sócios,cada um à sua maneira ;só pelo facto de não se criticar negativamente já estamos a ajudar;
O verdadeiro Farense é aqule que acredita no sucesso da equipa e da Direcçao.Em relaçao à equipa como todos sabemos está em construçao mas tem muita qualidade,temos que dar tempo porque ainda vamos ter muitas alegrias em breve ,temos algumas lacunas é verdade por falta de experiencia de alguns jogadores que vieram do distrital e dos juniores e que é o 1ºano que estao nesta divisao,mas isso ganha-se de jogo para jogo e já se nota uma boa evoluçao na ligaçao entre os sectores e na circulaçao da bola,só faltam os golos, é verdade que o nosso ponta de lança tem apenas 1 golo e de pénalti é pouco mas acredito que quando adqerir mais confiança os golos vao surgir.
Volto a repetir:ainda não vi nenhuma equipa até ao momento que fosse superior ao Farense,matreiras sim mas no que respeita a futebol os nossos jogadores tem sido gigantes daí haver motivos para estar-mos todos unidos a apoiar. Vamos certamente festejar,a procissao vai agora a sair da igreja,as contas sao feitas no fim.Domingo vamos lá estar no S.Luis a correr ao lado dos nossos jogadores a apoiar como sempre. Boa noite a todos.

rodriguesdidier disse...

Infelizmente um mal nunca vem so.Acabo de ler que o antigo Jogador Palma fez condenar o farense a indemeniza-lo com a soma de vinte e nove mil euros.Cada dia que passa é mais uma pedra atirada ao Farense.Acabo também de ler que o gerente do Bar café do Pavilhao Farense deu fim aos seus dias!!!!Decididamente tudo vai mal.Sabem a razao desse gesto??

Com tecnologia do Blogger.