segunda-feira, janeiro 17

João de Deus: «Vou fazer o melhor que posso e sei, para ajudar Farense a conseguir manutenção»


11 comentários
João de Deus é o homem que vai tentar salvar o Farense da descida. O jovem treinador de 34 chegou a Faro no início do ano, depois da morte de Joaquim Sequeira, e promete «trabalhar todos os dias» para manter o Farense (15º classificado) na II Divisão B.

Depois de ter conquistado uma Taça de Portugal, enquanto membro da equipa técnica do Vitória de Setúbal, de ter assumido a liderança da Seleção Nacional de Cabo Verde, o técnico rumou a Espanha, para comandar o Ceuta, da II Divisão B espanhola, onde chegou a defrontar o Barcelona para a Taça do Rei, e foi despedido em Dezembro, depois de três derrotas consecutivas.

Na estreia como treinador do Farense (e como técnico principal em Portugal), no passado fim de semana, conquistou um ponto frente ao Mafra (2-2), no último minuto, com um golo do guarda-redes Serrão.

Em entrevista ao «barlavento», João de Deus comparou o desafio que tem pela frente no Algarve com o que teve quando assumiu o comando da seleção africana.

«Este desafio faz-me lembrar o que foi chegar a Cabo Verde, onde a realidade era difícil e obrigou a um esforço e motivação muito grandes, para tentar contribuir para uma melhoria de tudo, desde a organização ao nível competitivo. Aqui em Faro, passa-se um bocadinho a mesma coisa, pelo que tenho visto. Há a vontade de trabalhar, de melhorar e de fazer do Farense um clube a cada dia melhor».

João de Deus diz que não há desculpas para justificar a posição que o Farense ocupa no campeonato, mas o técnico mostra-se confiante em conseguir fazer um trabalho positivo no clube, que passa pela manutenção.

«O Farense está na posição em que está, não é só por azar, por infortúnio de a bola bater no poste, ou por ter sido prejudicado aqui e ali. O clube está na posição que fez por merecer até aqui. Para considerar ter feito um trabalho positivo aqui em Faro é preciso conseguir que o clube suba dois lugares na tabela e consiga manter-se na II Divisão B», afirma.

Apesar de ser um treinador jovem, João de Deus não assume que faça parte de um projeto a médio/longo prazo do Farense e mostra-se cauteloso em relação ao futuro.

«Sinto-me um treinador que vai fazer o melhor que pode e sabe para ajudar o Farense a conseguir a manutenção. No futebol, não devemos colocar horizontes muito distantes. Quando a época terminar, vamos ver. Se o trabalho que realizei for bom, pensar-se-á no futuro. O que há a fazer é trabalhar todos os dias mais e melhor para tirar o clube desta situação que não é boa».

João de Deus afirmou ainda ao «barlavento» que não sente particular pressão por estar num clube que, nos últimos três anos, teve oito treinadores.

«Na minha vida, sou pouco pressionável, lido bem com essa situação. Se sentir pressão para trabalhar na II B em Portugal, muito mal vai a coisa, e teria de repensar as minhas perspetivas de vida em termos laborais. Não sinto pressão de treinar o Farense, sinto vontade de fazer as coisas bem e de ajudar para que a situação que o clube atravessa tenha um volte-face».

Se João de Deus considera que o desafio em Cabo Verde tem pontos em comum com o que encontrou em Faro, as diferenças entre a realidade de um clube espanhol e português que disputam o mesmo escalão são muitas.

«O nível qualitativo é muito diferente, também pelo poderio económico que os clubes espanhóis têm. Por exemplo, na pré-época, no Ceuta, jogámos com o Jerez, que está na segunda liga espanhola, mas tem um orçamento maior que o Sporting de Braga», conclui.

Comments

11 comments to "João de Deus: «Vou fazer o melhor que posso e sei, para ajudar Farense a conseguir manutenção»"

ALG disse...
3:38 da tarde

Pois é amigo João de Deus tem que fazer bem melhor para nos tirar desta situação delicada, caso contrário vai ser João (A)Deus.

Não vi o jogo de Reguengos portanto não posso comentar a disposição táctica da equipa nem a sua entrega, agora o resultado, e isso é que conta, coloca-nos numa situação mais complicada.

Com o início da segunda volta não nos podemos dar ao luxo de errar mais, pois o tempo urge e as hipóteses de reparar erros anteriores torna-se diminuta, é importante um apoio de todos para que no campo os resultados possam inverter-se.

Como não existe Chat neste momento, pergunto se já se sabe se para a semana existem jogos ou se à alteração ás datas, pois creio que é a altura das eleições, e por vezes quando tal acto acontece não existem actividades desportivas ou são.

Caso tudo se mantenha seria importante um bom apoio dos nossos adeptos numa curta mas vital deslocação.

ALG

SamM disse...
7:44 da tarde

Segundo me disseram, o jogo, à semelhança de todos os que estão nos campeonatos seniores da FPF, realizar-se-á Sábado, dia 22, ás 15 horas.

O campo é o Estádio Algarve, portanto menos desculpas há para os que dizem que os estádios não são acolhedores e não têm as condições minimas, quer para assistir, quer para praticar bom futebol.

luis disse...
9:25 da tarde

Lá iremos ajudar financeiramente o Louletano(esperemos que não aumentem muito o preço dos bilhetes) para como sócios do SCF usufruirmos do Estádio Algarve, é uma vergonha para a cidade/clube e sócios jogarmos no S.Luís, aliás na semana passada mostrámos um bom cartão de visita aos belgas do S.Liege, esperemos que eles tenham pensado que estavam a jogar no nosso campo de treinos e não tenham levado a mal.

Quanto ao treinador apenas lhe desejo muita sorte e que o campeonato termine com 4 equipas atrás do SCF, pois vai ser muito dificil gerir um plantel de fraca qualidade para a divisão que disputa e sem poder contratar jogadores.

Saudações Farenses

rodriguesdidier disse...
12:41 da tarde

Revolta-me as tripas de ver os grandes amorosos do farense que nem um comentario mandam.Camada de Podres.So foram fortes para me insultarem e criticarem,assim como me insultarem no Chat que eu segui com atençao para saber como estava o Farense.Disse que nunca mais comentava ,mas revoltam-me as tripas.Arsénio Coragem Rodrigues

Grupo Ultras Core SS disse...
4:43 da tarde

os verdadeiros farenses não se vêm por comentar ou não comentar, os verdadeiros Farenses vão ao estadio... Sabados TODOS ao estadio algarve...NA VITORIA OU NA DERROTA... FARENSE SEMPRE

Um Mouro mais a norte disse...
9:59 da manhã

Há FARENSES que por diversas razoes não podem ir ao estádio, mas nem por isso deixam de menos que muitos outros...

rodriguesdidier disse...
11:05 da manhã

Caro "Mouro mais a Norte",em Berlim suponho;eu nao quis responder a equideos,porque verdadeiramente ainda é necessario ser-se para afirmar o que ele diz.

Grupo Ultras Core SS disse...
5:43 da tarde

Depende das razões... ha pessoas que arranjam sempre mil e uma razões para não ir e não fazem o minimo de sacrificios para ir... e achas que é por se comentar num blog que se é mais farense ou não?

SABADO TODOS AO ESTADIO ALGARVE

Nuno disse...
8:24 da manhã

Bom dia para todos...
Caro Didier,nunca lhe respondi e nem o farei,mas queria apenas lhe dizer o seguinte:"O srº com a idade que diz ter se tivesse vergonha realmente já aqui não viria para escrever tantas e tantas asneiras como continua a fazer!!O srº que por diversas vezes disse que aqui nunca mais viria escrever qualquer opinião,mas continua a fazê-lo...O srº que diz que outros ñ tem palavra eu pergunto :"Onde está a sua???"O srº que diz que nunca ofende ninguém mas que escolhe palavras floreadas que muitos por diversas razões ñ conhecem e que com elas vai chamando nomes a todos aqueles que de si discordam eu pergunto:"Isso faz de si o quê?"
Poderia ainda escrever mais qualquer coisa mas ñ o vou fazer,vou-me despedir de si dizendo:"Apesar de todas as bacoradas que escreve ñ quero duvidar que seja um farense,será um Farense com ideias diferentes de muitos outros o que ñ faz de si nem mais nem menos Farense!!!"
Passe bem

rodriguesdidier disse...
10:03 da manhã

Caro Nuno,como se pode ter apercebido eu nao comentei o resultado do jogo,nem a maneira como os outros comentam.Pode ter-se apercebido sim que o meu comentario diz que os ditos"Farenses" nem um comentario faziam aqui e quando eu sigo o Tchat para ver a evoluçao do resultado e dos jogos do farense,(nao sei se o faz),ja se deve ter apercebido que o meu nome aparece sempre a ser insultado,mesmo sem que eu comente.Sempre que respondi foi simplesmente ao que é dito.Nao sei se vem aqui ler os comentarios,mas sao muitas as vezes que o Moderador do blog tem que eliminar comentarios de insultos e dentro deles estao os que eu envio em resposta.Que tem a idade a ver com o facto de comentar?Que tem a idade a ver com a capacidade de cada um em responder com certas palavras ?Nao serà mais uma maneira diplomatica de dizer as coisas?Caro Nuno pode dizer o que quiser,a partir do momento que tenha razao em fazê-lo.Prefiro gente Franca aos Hipocritas.Eu nao me "chateio" com as ideias dos outros.Sim sou Farense e sempre o fui.Nao tenho mais clube nenhum.Muitos sao Vermelhos,Verdes,Azuis,etc eu sou preto e Branco e como se pode aperceber nao sao cores sao um emblema.

AGR 98 FARO disse...
12:25 da tarde

Caros Farenses;


Sábado 15h ESTÁDIO ALGARVE.
Não faltes apoia o clube da tua terra.

Força Farense
Pedro Carrega

ps: Domingo é dia de PRESIDÊNCIAS. NÃO FIQUEM TAMBÉM EM CASA.

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px