domingo, maio 30

E o milagre aconteceu!


27 comentários
Farense vence Cova da Piedade e sobe à 2ª BFarense sobe de divisão

Há 2 semanas atrás quando o Farense empatou na Caparica ficando a 4 pontos do 2º classificado, o adversário de hoje, de certo que não seriam muitos os optimistas que ainda pensariam que o Farense conseguiria a promoção. Na passada semana o Farense teve a estrelinha da sorte do seu lado, hoje teve maturidade para justificar a subida de divisão.

O Cova da Piedade sabia para o que vinha, perante um São Luís "à pinha", cedo tratou de arrefecer o jogo, demorando tempo nas reposições de bola. O seu intuito era claro, tentar fazer passar o tempo, enervar os algarvios e se possível sair em contra-ataque, na tentativa de chegar ao golo que lhes pudesse dar outra tranquilidade. Na 1ª parte do jogo, isto foi conseguido na perfeição, apesar do domínio do Farense, as jogadas cessavam quase sempre num último passe errado, ou numa conclusão precipitada. O Cova da Piedade foi por 2 vezes à área do farense na primeira metade do jogo, e em ambas podia ter inaugurado o marcador, sendo que num nos lances a bola rematada por um atacante do Cova da Piedade embateria no poste da baliza à guarda de Edgar, hoje chamado à titularidade para substituir o lesionado Gonçalo. A sorte protegeu o Farense neste lance.

O Golo - Bruno 64 minutos



Na 2ª parte o Farense voltou com o domínio da primeira parte e o Cova da Piedade com o mesmo estratagema. Os minutos foram passando e os nervos aumentando. Joaquim Mendes sentiu que era hora de arriscar e aos 60 minutos, substituiu o lateral direito Pablo, pelo avançado Pintassilgo. Coincidência ou não, 4 minutos depois numa jogada de insistência de Róró a impedir que a bola saísse e a colocar em Bruno que já dentro da área só com um defesa pela frente esperou o suficiente para desequilibrar o defesa do Cova e atirar para o golo. Foi uma explosão de alegria que não se via desde os tempos da 1ª divisão. Após o golo, as coisas inverteram-se e passou o Cova da Piedade a tentar o ataque sendo que o Farense criava perigo em rápidos contra-ataques. Os visitantes estiveram perto de chegar à igualdade, mas os jogadores do Farense hoje defenderam-se como Leões, e estava escrito que o Farense subiria mais um degrau nos campeonatos portugueses.

O Farense teve 3 treinadores esta temporada, muitos criticaram as substituições técnicas e o Presidente ao longo dos meses, esta subida acaba por ser uma chapada de luva branca a quem desacreditou a equipa, os técnicos e a direcção. A todos eles, muitos parabéns por acreditarem até ao fim!












Fotos por José Luís Silva

Comments

27 comments to "E o milagre aconteceu!"

sloml disse...
8:12 da tarde

Grande Farense! Custou mas foi! Agora é trabalhar para nos mantermos na II B e depois começar a pensar em voltar aos escalões profissionais.

PS: Eu não apoio claques, mas a do Farense é sem dúvida a melhor do país. São muito grandes.

DoAlgarve disse...
8:56 da tarde

Parabéns a todos pela conquista,para o ano cã estaremos de volta para apoiar o nosso clube rumo ao mais alto patamar do futebol nacional.

Pontes disse...
9:05 da tarde

Desde o Afeganistão, onde me encontro numa Missão de Interesse Nacional, quero enviar um forte abraço de Parabéns, aos obreiros deste "milagre".
Desde os meus tempos de jogador, na secção de Basquetebol, que acompanho a vida do NOSSO Clube.
E que seja como um antigo Presidente vaticinou, há uns anos. Desde os Distritais à 1.ª Liga, sem interrupções. Apesar que este ano já estava a duvidar.
MUITOS PARABÉNS!
Para o ano farei os possíveis para estar presente no maior número de jogos possível. Porém, gostava que divulgassem o calendário, dias e horas dos jogos, pois não vivo em Faro.
PARABÉNS!!!

Axoreana disse...
9:09 da tarde

Mts Parabens Farense :-D

Sou dos Açores e posso dizer k tenho uma grande amizade pelo Farense, pois estudei 4 anos aí, morei aí na rua de São Luis e ia assistir aos jogos tanto ai no estadio como no estadio Algarve ...

Kero tb dar os meus parabens ao mister Mendes e ao Alemão pois ambos passaram pelo clube do meu coração o Futebol Clube da Madalena :-D

bjs e mt boa sorte para a proxima época

Zé Ninguem disse...
9:38 da tarde

eu tive lá na invasão dps do apito final, foi BRUTAL :D FARENSE CAMPEAOOO ALLEZ ALLEZ!!

a claque foi incansavel, incrivel!

Ferreira disse...
11:07 da tarde

Fantástico ambiente. De arrepiar ver tanto pessoal a entrar e terem de fechar a porta pois já não cabiam mais.
Bravo aos jogadores pelo resultado e objectivo conseguido. Agora, serenidade para o futuro.

Marco A. disse...
11:53 da tarde

Fantástico Farense, o sonho está cada vez mais próximo, muitos parabéns por mais esta subida.

Jorge Barbosa disse...
12:19 da manhã

de paredes de coura para o algarve os meus parabens a este farense que subiu.

Dezito disse...
3:47 da manhã

Muitos parabéns ao Farense desde San Juan, Porto Rico !! Somos grandes !!

Eroque disse...
6:46 da manhã

Contrariamente à maioria dos adeptos Farenses, este foi para mim um jogo tranquilo, pois a minha experiência de mais de 50 anos a ver jogos do Farense, NUNCA tinha assistido à vitória do meu clube numa final, portanto a sina estava traçada, o Farense não ganhava ao C. Piedade.
Quando comecei a ver jogos do Farense, nos anos 50, só havia 1ª e 2ª Divisões, esta com Norte e Sul. O Farense era sempre candidato e vencia a zona Sul, mas depois havia uma liguilha com o vencedor do norte e os últimos da primeira divisão e o Farense perdia. Depois acabou por descer aos regionais e para subir, novamente tinha que disputar uma final, em 67, foi com o Sesimbra, depois de empatados nos 2 jogos, foi necessária uma finalissima em Beja e: Derrota. No ano seguinte foi o Seixal, empate fora e derrota em casa. Em 69, já com uma terceira divisão que dava acesso direto, subimos e na final com o vencedor da zona norte, para apurar o campeão, perdemos no campo do Casa Pia com o U. Lamas. Em 1970, vencemos a zona Sul da 2ª divisão e subimos à 1ª, mas na final para apurar o campeão, perdemos com o Tirsense... Depois veio a Taça de Portugal, derrota na finalissima com o Estrela da Amadora e para finalizar derrota na Taça do Algarve já este ano...
Como se pode ver, a derrota era certa, mas finalmente o Farense quebrou a tradição e venceu esta FINAL com o extraordinário apoio do público, alguma sorte e o empenho dos jogadores...
Agora posso dizer: UFF... Finalmente uma vitória. Estamos todos de parabéns, pois esta foi uma vitória super soada e assim ainda sabe melhor...

rodriguesdidier disse...
7:29 da manhã

A Nossa cidade esta de parabéns,o Nosso Farense Subiu,os Socios e adeptos estiveram presentes e os Jogadores responderam pelo seu empenho e abnegaçao levando o farense à Vitoria.Parabéns a toda a equipa dictiva que teve o sentido da responsabilidade e de visao futurista ao ir buscar um treinador com fuga e capacidade de mentalizar o grupo.Parabéns aos Jogadores sobretudo porque sao eles que ganham os jogos.Muitas felicidades para esses que vao continuar no Farense assim como para aqueles que partirao,mas que participaramù a esta enorme alegria que foi a Subida.Finalmente um grande obrigado ao Joao C,por ter permitido que se possa seguir o que se passa em Faro a todos os Farenses que estao pelo mundo Fora.Um abraço a todos e até breve.Nao posso esquecer o BRUNO,que nos oferece a subida com o golo.Obrigado Bruno e espero que nao guardes rancôr aos meus comentarios;mas como homem de Futebol sei que por vezes é necessario picar,para que o jogador se revolte e demonstre que tem caracter.E com enorme alegria que vejo as imagens do S.Luis cheio de espectadores.

rodriguesdidier disse...
7:30 da manhã

Erracta:Equipa Directiva.

Jorge Esberard disse...
7:47 da manhã

Inolvidável fim de tarde no nosso mítico S.Luís!Surpreendente adesão de milhares de adeptos e sócios!Para quem tenha dúvidas aí está uma grande e plena demonstração de admiração, respeito e amor clubístico pelo NOSSO S.C.F.!Senti a nostalgia de outros tempos,em que tal como hoje também sentimos as agruras de uma penosa subida de divisão-desta vez desde os regionais-até chegarmos à divisão principal!Os grandes responsáveis por esta alegria são os nossos atletas que apesar de alguns contratempos,mostráram grande verticalidade,honra,sacrifício e orgulho por serem os principais intérpretes desta grande vitória!Todos foram importantes e merecem o meu (nosso) grande e sincero OBRIGADO,mas quero aqui destacar a ausência forçada do DAVID JUSTO, e outros seus colegas,também grandes obreiros desta vitória.Representaram e dignificaram muito bem o sentimento de todos os FARENSES espalhados pelos quatro cantos do mundo,e não tenham dúvidas que a população Farense jamais irá esquecer o vosso grande contributo!Para a equipa técnica também as minhas felicitações,em especial para o mister J.Mendes. Finalmente,quero felicitar o nosso Presidente BARÃO,bem como toda a Direcção pelo excelente trabalho desempenhado,com um trajecto cheio de grandes dificuldades e que só com grande sacrifício têm conseguido levar de vencida tamanha tarefa.Vêm aí outros tempos e mais responsabilidades,mas, como FARENSE e homem imbuído da mesma ambição que os nossos dirigentes,só vos peço muita cabêça fria e que não se esqueçam das histórias nefastas que outros dirigentes "supostamente farenses", e que infelizmente deixáram marcas difíceis de sarar neste grande clube.Para a nossa claque -SOUTH SIDE-(por favor,mudem o nome para PORTUGUÊS,de preferência em bom ALGARVIO!)foram extraordinários pela sua grande abnegação,coragem e sacrifício!Uma vez mais,digo-o aqui,é efectivamente a melhor claque de Portugal,salvo as devidas proporções,claro.De qualquer das formas algumas coisas têm que ser repensadas em termos comportamentais, de futuro,para que a "nossa" claque, por quem os FARENSES como eu acarinham,tenha a longevidade que todos esperamos!...Desculpem lá o meu marialvismo, e alguns laivos de revanchismo,mas eu continuo a pensar-e com todo respeito-, que o que é PORTUGUÊS É QUE É BOM, e o resto é conversa fiada!Abraços para vocês,rapaziada.
Jorge Esberard

fare disse...
9:27 da manhã

Logo após a tomada decisão e em boa hora o fez, por parte da direcção do Farense ao abrir as portas com entrada livre, levantou-se logo aqui um sururu em que isso só era bom para a "CHULAGEM"!!!!
Pois segundo consta, estiveram a assistir ao jogo +/- 8.000 pessoas e eu, com muito orgulho digo que fiz parte dos 7.500 "CHULOS" a apoiar o FARENSE, uma vez que em jogos do Farense as assistências rondavam os 500 espectadores!!!!
Parabéns Farense pelo feito e que para o ano se repita novamente esta festa...
UM DOS 7.500 "CHULOS DE FARE"!!!

Tiago disse...
9:58 da manhã

Bom dia! Quero felicitar adeptos, socios, simpatizantes, dirigentes, claque por este jogo magnifico. Como outros já o disseram, a responsabilidade vai aumentando e é necessário muita atenção para aqueles que se querem servir do clube para se auto promoverem.

Para os piedenses que vierem ca no intuito de deixarem o tempo passar e irritar os farenses, tiveram o que mereceram. Mas nem tudo foi mau...assistiram gratuitamente a um ambiente de "primeira liga".

GiggzZz

Fernando disse...
10:55 da manhã

Amigo João C, enviei-lhe os parabéns logo que o jogo terminou.
Com tanto alvoroço e alegria colectiva é natural que não tenha reparado.
Com grande mágoa de não poder ter estado no S.Luís, mas sem largar o site e os ouvidos na Voz Desportiva, fiz a festa a solo e a minha mulher chegou a dizer que eu estava maluco...
Esta subida representa um grande passo na recuperação do Farense, não só no aspecto desportivo, mas também financeiro.
Muitos passarão a ver o clube com outros olhos e não como um moribundo a dar os últimos suspiros...
No meio de tudo isto ainda me permito fazer-lhe uma correcção ao seu post. O Farense ficou a 4 pontos do Cova, não após a derrota caseira com o Juventude, mas depois do empate na Caparica, de onde saí desiludido e comecei a fazer previsão de quem seriam os nossos adversários na 3ª divisão...
Que bom foi ter-me enganado !
A estrelinha da sorte, que tanto nos faltou, acabou por estar do nosso lado.
Quero comungar toda esta imensa alegria com todos os bloguistas deste espaço, mesmo os mais críticos ( Barulho, Tubarão,901, Ferreira, Arsénio, SamM,E. Roque,Carrega, Visconde, Azia, entre outrõs
A todos os meus parabéns e, na próxima época cá estaremos de novo para o que der e vier.
Futebol do Farense em Lisboa vai ser às carradas.
À vitória, Farense, à vitória.

F. Neves

Jose Cravo disse...
12:08 da tarde

Parabéns ao SCFarense.

José Cravo
(socio 618 do Académico de Viseu FC)

ALG disse...
12:54 da tarde

Ontem á tarde assistimos a um espectáculo que há muito não se via, milhares de pessoas, adrenalina ao máximo e no fim a festa foi um dia espectacular.

No início da semana faziam-se previsões para que estivessem 2000 pessoas no estádio, eu bem avisei que seriam de esperar muitas mais era capaz de haver uma surpresa e a surpresa foi que o estádio encheu como á muito não se via.

Claro que foi de graça, mas num jogo destes o que importava era o máximo de apoio e isso foi conseguido e transformado num grande ambiente.

Não sei se estou enganado, mas não creio, julgo que este foi de todos os jogos de todas as divisões em que os clubes abriram as portas para chamarem adeptos o que teve a maior assistência (alguém pode confirmar)?

Os jogadores e os adeptos foram fantásticos, e no fim foi uma explosão de alegria que há muito não sentíamos, parabéns a todos.

Só deixo um reparo, O ÁRBITRO, não esteve á altura e foi mesmo um palhaço, vá lá que ganhámos senão o moço era corrido até casa, teve erros grosseiros:

1 – Penalty descarado sobre o Bruno na 1.º parte, ainda quis apitar mas depois arrependeu-se

2 – Penalty na 2.ª parte por mão do defesa do Cova da Piedade, toda a gente viu ele também não vale a pena arranjar desculpas.

3 – Falta sobre o Álvaro, estava isolado o jogador não precisa estar em linha recta com a baliza para ser vermelho, basta estar enquadrado e isso também é possível no vértice da área tal como o Álvaro estava.

4 – Penalty na 1.ª parte sobre o Idalécio, embora este se desculpe pois só quem estava atrás da baliza podia ver com melhor precisão e aí aceito que o árbitro possa não ter visto, mas que o Idalécio foi agarrado enquanto ia saltar isso foi.

Bem no final o que interessa é que vamos para a 2.ª B e para o ano espero estar a festejar a subida á 2.ª Liga.

FORÇA FARENSE

ALG

Fernando disse...
3:19 da tarde

E. Roque só um pequeno reparo.
Na final da 3ª divisão em 1969, o Farense perdeu 1-0 com o Lamas, mas a meio da semana à noitre no Restelo, na finalíssima.
O 1º jogo foi no Pina Manique ( Casa Pia ) onde em+atámos 1-1 ( golo do Ludovico ).
Eu estive nos 2 jogos apesar de ainda morar em Faro.

Saudações,
F.Neves

ElHefe disse...
3:36 da tarde

Estou ainda a "ressacar" da jornada de ontem, sem dúvida, uma das que vai ficar para a história do nosso clube.

Jornada inolvidável pois eu que acompanho o Farense há tantos anos, não me lembro de ver o S.Luís assim, há mais de 10 anos, ainda nos tempos da saudosa 1ª Divisão.

Não posso deixar de discordar com o Jorge Esberard, que pede para mudar o nome da claque, e que o português é que é bom. Recordo que o nome SPORTING CLUB FARENSE é inglês, e que com o evoluir dos tempos apenas se adicionou um "E" à palavra "CLUB".
Em 100 anos de história, alguém um dia se lembrou de mudar o nome do clube para "CLUBE DESPORTIVO DE FARO", mas volvidos 2 anos voltou à designação de sempre.
Ora, se o nome do clube provém do inglês, e ninguém pede para ser alterado, porque o fazem à claque?
Deixem os moços fazer aquilo que sabem melhor, e limitem-se a apoiar o nosso clube, que apesar do nome inglês, tem as raízes bem farenses!!!

Ferreira disse...
4:42 da tarde

Um Abraço para o Fernando Neves, com quem partilho a enorme alegria desta súbida.

Parabens ao JoaoC por dar a conhecer as imagens de um jogo a todos os títulos memoravel e que fica para a história.

Assim, os Farenses do Mundo podem ver que o seu clube VIVE!

marcelomoutinho disse...
6:09 da tarde

Acreditei sempre neste farense ate ao fim que era possivel...
Uma ultima mensagem: Aqueles pelo qual se sabem identificar "hipocritas" neste blog e sao alguns levaram sem duvida uma chapada de luva branca ..Amor ao clube digo mais uma vez nao é criticar nos momentos maus e falar bem nos momentos que ganhamos é sim apoiar sempre para levar o clube á vitoria no proximo jogo..
Espero que esta subida sirva de liçao para muitos que se dizem farenses e so vêm para o blog falar mal e destabilizar o clube com maus pronuncios..

Força farense és e sempre seras o maior e melhor clube do algarve e de todo portugal.

Carlos disse...
6:30 da tarde

Sr. Esberad está fora de questão a claque mudar o nome.

Eroque disse...
7:52 da tarde

Esta vitória só veio provar que mais importante que a força financeira é a força mental.
Desde que todos puxem para o mesmo lado: Direcção, Sócios, equipa técnica e jogadores, desde que o discurso seja de optimismo e crença, tudo é possível...

Se alguém ainda pensa que é com choradinhos que vamos conseguir o apoio da cidade e das forças com poder económico, esta época deve ter mostrado aos mais incrédulos, qual é o caminho...
Conseguido o apoio da cidade (aquela moldura humana de ontem é significativa), tudo vem por arrasto, reparem que hoje até os jornais desportivos chamavam a atenção na 1ª página para a subida do Farense, e até na Sporttv vi uma legenda a chamar a atenção para esta vitória...
Acabo como comecei, esta foi uma vitória da crença e do discurso positivo...
Viva o FARENSE

Nuno disse...
8:54 da tarde

Fui eu que chamei chulos,e são uns CHULOS,volto a dizer sou sóciuo e sou contra as portas abertas!!!!E o srº fare devia ter vergonha,mas tmb teve alguna coragem de admitir que é CHULO,faça-se sócio e para o ano em vez de ser mais um chulo será mais um sócio!!!!!!Fora com os CHULOS que só vivem da desgraça do FARENSE e só se lembram que o FARENSE existe quando abrem as portas para a chulagem!!!!!!!

Zhipol disse...
10:17 da tarde

Eu que tenho acompanhado o Farense desde sempre,incluindo na fase do abismo,já passei por muitas emoções.Podia falar na final da taça,na ida à UEFA,etc.,mas foi nos regionais e na terceira divisão que eu mais me emocionei.Ontem foi o culminar destas emoções.Quando as equipas entraram e começou a tocar o nosso hino,entoado por toda aquela gente,cuja maior parte deles nunca os tinha visto na bola,mas que que o sabiam de cor,confesso que me veio as lágrimas aos olhos (literalmente).Infelizmente sei, que para o ano,a maior parte deles vão voltar a ficar em casa,a aguardar por nova festa,mas pode ser que alguns tenham ficado com o "bichinho".Enfim,vamos ver.Para já subimos mais um degrau,rumo à primeira.

Edgar Nascimento disse...
2:37 da manhã

Viajei cerca de 500 kms até Faro para ver pela 3ª vez na minha vida o Cova da Piedade jogar. Confesso que já esperava casa cheia no São Luis, pois uma das imagens da minha infância/adolescência são os resumos dos jogos do Farense em casa, sempre com muito público e num campo pequeno, onde era muito difícil uma equipa de fora vencer. Concordo que o Farense mereceu vencer o jogo, mas também se refira que o C. Piedade teve a grande oportunidade a 5 minutos do intervalo. E na semana passada, em casa com os Pescadores, houve muita infelicidade, com bolas ao poste, perdidas escandalosas e uma exibição do guarda-redes dos Pescadores como se fosse o jogo da vida deles. As rivalidades são assim mesmo. Tive pena que o Cova Piedade não subisse (há 22 anos que não está na 2ª divisão), mas fiquei contente por ter subido o Farense, um clube que sempre apreciei. Tal como também gostei da subida do Portimonense. E como seria bom para o futebol português ter os 3 do Algarve na I Liga... Parabéns Farense, e não deixem morrer o São Luís, porque tem uma mística como poucos estádios neste país.

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px