quinta-feira, abril 29

Organização da Final da Taça do Algarve discriminou adeptos do Sporting Clube Farense


11 comentários

A Direcção do Sporting Clube Farense sente-se na necessidade , de publicamente, protestar com a forma como foi organizada a Final da Taça do Algarve realizada no passado dia 28 de Abril, no Campo da Bela Vista – Parchal, concelho de Lagoa.

Não obstante o Sporting Clube Farense ter anuido e compreendido as razões invocadas pela Associação de Futebol do Algarve para que a Final se realizasse nesse campo – praticamente “em casa do adversário” – sempre esperou que a organização da mesma se revestisse de neutralidade, como deve ser a realização de uma final.

O que aconteceu, foi totalmente o contrário, com os adeptos do Sporting Clube Farense a serem descriminados e literalmente encostados a um canto do estádio, ficando toda a bancada central para os adeptos do clube adversário.

Por outro lado, no campo desportivo, também se notou uma tendenciosa acção no intuito de prejudicar o Sporting clube Farense.

Num relvado cercado por uma pista de atletismo, seria necessário a presença contínua e permanente de vários “apanha-bolas”, o que de facto aconteceu no início do jogo, mas que misteriosamente, desapareceram assim que o Grupo Desportivo de Lagoa se encontrou a ganhar. Na segunda parte do encontro, pura e simplesmente não se notou a presença desses auxiliares do jogo.

Ainda no plano desportivo, a Direcção do Sporting Clube Farense promete que ficará cada vez mais atenta às atitudes das equipas de arbitragem, em jogos organizados pela AFA, uma vez que não irá tolerar as atitudes de hostilização dos árbitros para com jogadores e equipa técnica do Sporting Clube Farense que foram prática nesta final e já tinham sido evidenciadas na meia final com o Odeáxere.

Essencialmente pela descriminação feita aos adeptos, naquilo que pretendia ser a festa do futebol algarvio, a direcção do Sporting Clube Farense informa que não irá inscrever o clube na próxima edição da prova.

SCF – Gab. de Imprensa

Comments

11 comments to "Organização da Final da Taça do Algarve discriminou adeptos do Sporting Clube Farense"

SamM disse...
8:57 da tarde

Assim é que se fala (escreve)!!

A AFA não merece nada mais do que isto!

Foi vergonhoso todo o processo desta final.

Tiago disse...
9:42 da tarde

1º Na entrada fomos revistados como se de animais nos tratássemos.

2º Compreende-se que eram miudos os apanha bolas, mas o que é certo é que metade deles não "apanhavam" bola nenhuma, estavam agrupados a conversar, quando deveriam estar dispersos ao longo do campo. Até um dos apanha bolas pontapeou a bola contra o nosso gr com agressividade antes de este marcar o pontapé de baliza.

3º Fomos encostados no canto do estádio (a unica parte sem cobertura)...E se chovesse? Alias, deveria ter chovido mesmo, para a AFA ver a merda que armou ontém a noite.

4º Dentro do campo apenas tenho a dizer que houve um cartão vermelho por mostrar ao Lagoa na 2ª parte, por falta cometida sobre o Alvaro quando este se ía isolar. De resto foi um bom jogo que podia muito bem ter ido a prolongamento pelo que as duas equipas fizeram.

5º Uma final numa quarta feira à noite não lembra o diabo. Não faz qualquer sentido isto, tendo em conta as fases decisivas de ambos os campeonatos.

Por fim queria felicitar a Direção do SCF pela decisão e espero que façam chegar à AFA, por escrito, a descontentação de todos os Farense pela palhaçada que assistimos ontem. Esta competição nao merece o fairplay que o Farense teve em aceitar fazer o jogo ali.

GiggzZz

Zé de Fare disse...
10:06 da tarde

Assino por baixo. A malta do Farense teve de olhar para o jogo amontoada numa esquina do campo. Uma vergonha... Vamos ver como será domingo em Lagos.

nuno disse...
11:01 da tarde

Na mouche.Ainda há pouco tinha deixado um comentário num post abaixo,que dizia precisamente isto.
Parabéns à direcção do Farense,por tomar a atitude certa.Agora vamos esperar por um pedido de desculpas,pela parte da associação.

Ferreira disse...
11:22 da manhã

Muito bem!
Imponham-se perante esta AFA que não é imparcial.
O Farense como clube histórico do Algarve merece respeito, e não queremos ser favorecidos nem beneficiados.

Para quem esteve na no jantar do Centenário do nosso clube, na mesa de honra, o sr presidente da AFA devia ter vergonha e mais respeito, por tudo o que se passou - descriminção de adeptos, apanha bolas caseiros, árbitros parciais, marcação do dia,local,e hora do jogo.

Aprovo a não participação em edições futuras, enquanto a AFA não se retratar.

ALG disse...
12:39 da tarde

Acho muito bem esta tomada de atitude pois não podemos ser constantemente ultrajados.

O Farense desde os tempos da Distrital tem sempre arrastado muitos adeptos, não só os nossos mas também dos clubes contra os quais jogamos, que em muitos casos se não fosse por jogarem contra nós nem sequer assistiam aos jogos da equipa da terra onde habitam.

Relembro casos da Safol e LVRSA em que estiveram milhares de pessoas, mas poderiam ser muitos mais.

É obvio que os clubes ganham com a nossa presença e não tenho nada contra isso, pois o futebol é bonito quando tem muita assistência, agora não podemos é ser a galinha dos ovos de ouro e ao mesmo tempo os desgraçados que são constantemente escorraçados onde quer que vão.

O Parchal foi o último exemplo da discriminação que existe contra o Farense, quando se queria uma festa bonita e independentemente do resultado que as coisas corressem de forma civilizada foi exactamente o contrário.

Só espero para ver agora em Lagos como será.

ALG

Luís S disse...
3:12 da tarde

Continuamos a ser odiados por esse Algarve fora, ainda gostava de saber o motivo (se calhar até sei).
Qualquer taça tem a sua final num campo neutro para as duas equipas, ou então, como acontece com as taças da UEFA, a escolha é feita antes da prova começar, por isso, não se favorece ninguém, se calhar a ser na casa de uma das equipas, paciência, sabe-se que foi por acaso; isso já se passou na taça UEFA por exemplo com o Sporting há poucos anos. Agora, escolher o campo depois de se saber quem são as equipas e escolher o campo na terra de uma delas, não lembra a ninguém. Não me venham dizer que o Lagoa não joga naquele campo. Isso é verdade, mas joga ali ao lado a 500 metros. Se o jogo fosse no Estádio Algarve ou na Penha, o Lagoa aceitava? Até mesmo em Olhão não aceitava de certeza!
Além disso, os adeptos do Lagoa foram tratados como "da casa", ficaram na bancada central; os do Farense foram os "de fora", encostados a um canto da bancada, sem acesso a casas de banho, por exemplo.
Será que os adeptos do Lagoa foram revistados como todos os do Farense foram, e não só os da claque como parecem querer dizer? Aliás, mesmo que revistassem só a claque era injusto porque o Lagoa também tinha uma claque, pelo menos ouvia-se uns gritos de apoio organizado de umas senhoras. Foram revistadas? Duvido...
Polícia junto ao pessoal de Lagoa? Talvez dois ou três. Junto aos farenses? Uns cinco à entrada destes, mais cinco na bancada, mais cinco que apareciam às vezes e depois saíam, mais alguns dentro dos carros junto à entrada dos adeptos do Farense. Já me esquecia, eram todos polícia de intervenção, não fossem os rapazes e as raparigas de Faro soltar o seu lado selvagem, sim porque é o que eles costumam fazer em todos os jogos. Já os adeptos dos outros clubes são todos pacíficos!
Os miúdos "apanha-bolas" também foram bem instruídos, nem nisto houve vergonha na cara, utilizar crianças em métodos desonestos, depois admiram-se do que eles fazem na escola.
E para acabar em beleza, enquanto espervaam pela entrega da taça, um jogador "da casa" resolveu provocar os adeptos do Farense, no que foi seguido de outros. Vá lá que alguns tiveram o bom senso de fazer ver aos colegas como estavam errados. Nesse momento, o grande sentido de desportivismo dos jogadores do Farense e dos seus técnicos permitiu acalmar os ânimos, deslocando-se os jogadores para junto dos seus adeptos a aplaudir e a agradecer o seu apoio.
Já me esquecia: a polícia parece que quis obrigar os adeptos de Faro a assistirem à entrega da taça, pois não os deixaram sair no fim da partida, como se fosse um jogo com milhares de adeptos e fosse necessário separá-los à saída. Ainda por cima foi uma eternidade para entregarem a taça, não se compreende, estava toda a gente no relvado, a taça e as medalhas também, mas olhavam uns para os outros e a cerimónia não se iniciava. A polícia lá viu que os adeptos de Lagoa também não saíam à espera de ver a taça ser entregue e lá optou por permitir a sáida dos adeptos do Farense.
Com tudo isto, concordo com a contestação que a Direcção do Farense apresentou, só não optaria já por não participar no próximo ano, mas se calhar é a melhor forma de pressionar para que as coisas decorram com o respeito que nos andam a negar há alguns anos.

ElHefe disse...
1:49 da manhã

Poucas coisas tenho a acrescentar ao que já aqui foi muito bem dito.

A vontade que me deu foi de invadir o campo ou a bancada adversária no fim do jogo. Não por ter perdido, mas por no conjunto tudo ter sido uma autentica palhaçada vergonhosa, colmatando com a proibição de sair logo a seguir ao jogo, tendo uma família à minha espera e ainda ter 60 km pela frente. Como podem impedir-me de sair de um estádio de futebol?

Depois chamam-nos vândalos, tratam-nos como animais, como se tivéssemos armas e fôssemos um perigo para a sociedade.

Por muito passiva que seja a acção do corpo de intervenção, a sua presença massiva e controladora leva ao sentimento de desconforto e desconfiança, como se já tudo estivesse programado para perdermos, e consequentemente revoltarmo-nos.

Acho também que esse comunicado deva ser divulgado por toda a imprensa, de modo a fazer chegar a nossa indignação a todo o Algarve e país...

Asdrubal disse...
2:36 da manhã

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
rodriguesdidier disse...
10:43 da manhã

Asdrubal nao queria comentar este caso,mas o teu comentario obriga-me a fazê-lo;os Farenses so eram filhos da puta se fossem filhos da tua Mae.Nao me parece ser o caso.

Grupo Ultras Core SS disse...
10:55 da manhã

energia lagoense?? lol o que é isso? a ultima vez k vi isso eram dois cotas bebados e um deficiente lol... e ja agora ir com as mãos onde? n fomos la para a porrada... apenas se nos provocarem o que n vi acontecer não ser um pequeno grupo que tb teve resposta...

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px