sábado, setembro 20

O Emblema do Sporting Clube Farense


8 comentários
Muitos talvez não saibam o real simbolismo do emblema do clube. Essa será mesmo a razão deste artigo, talvez para que todos aqueles que gostam do Farense um dia consigam explicar aos seus netos o porquê de cada símbolo no emblema do clube.

Após uma árdua investigação e algumas divergências cheguei à conclusão do seguinte:

-O azul simboliza o céu e o amor celestial: é a cor da abóbada celeste tal como no brasão da cidade.

-Pano de muralha e torres- Faro enquanto cidade muralhada tal como no brasão da cidade.

-Escudetes com quinas- simboliza o facto de Faro (salvo num determinado período) sempre ter pertencido à Coroa/ Casa da Rainha (tal como no brasão da cidade).

-Imagem de N. Sr.ª da Conceição cercada por um resplendor em ouro- Padroeira de Portugal desde 1646, eleita por D. João IV; o resplendor em ouro, o mais nobre dos metais, é atributo das personagens ou figuras que se pretendem exaltar (tal como no brasão da cidade).

-Estrela em ouro de oito pontas- Simboliza a Virgem, contribuindo para realçar a sua dignidade.

-A muralha e as torres assentam sobre um pé ondulado, revela a pretensão de evidenciar a parte da cerca da cidade que se encontra virada para o mar (tal como no brasão da cidade).

- A côr a preto e branco, como tal se pensava no início do século XX, o Farense como filial do Sporting Clube de Portugal decidiu adoptar as suas cores tendo requerido uma foto do equipamento do mesmo. A foto a preto e branco terá feito parecer que o verde seria negro e foram essas as côres adquiridas pelo Sporting Clube Farense.

A principal dúvida recaía sobre a figura santa presente no emblema do clube. Será que seguiria o lógico (indo buscar a imagem ao brasão da cidade - N. Srª da Conceição) ou escolheria outra imagem na identificação do clube?

Após mais uma investigação concluí que, a imagem presente no emblema do S.C. Farense era a Virgem Santa Maria ( Santa Maria de Ossónoba antigo nome da cidade) e por sua vez também conhecida por Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria. Logo N. Srª da Conceição e Virgem Santa Maria são a mesma figura presente nalguns emblemas do Farense a azul, e noutros a amarelo e com a estrela de oito pontas.

Como não consegui ficar na dúvida sobre qual seria o verdadeiro e original emblema do clube decidi procurar nos artigos do clube que dispunha cá em casa e não me restaram dúvidas. A N. Srª da Conceição resplandecendo em ouro com a estrela de oito pontas será o emblema original tentado representar na grande maioria dos artigos do Farense que no entanto é representada a azul noutros. No fundo, a azul, amarelo ou verde, a imagem não deixa qualquer dúvida sobre quem foi tentado representar, daí a imagem alternativa escolhida para o banner do Leões de Faro.

Comments

8 comments to "O Emblema do Sporting Clube Farense"

Anónimo disse...
1:20 da tarde

Oi, gostaria de perguntar ao autor deste artigo se se importaria que eu completasse a página do FARENSE na wikipédia com a informação respeitante ao símbolo da equipa. Obrigado.

PS - Viva o FARENSE!!!

JoaoC disse...
1:41 da tarde

Está à vontade caro anónimo. Cumps.

Anónimo disse...
5:41 da tarde

joãoc. só te faltou epxlicar o que significa as siglas S.C.F xD

estou a brincar óbviamente!

muito bom trabalho.

Anónimo disse...
5:42 da tarde

já agora. tenho pena que o nosso emblema não seja mais moderno como o sporting fez há uns tempos. mas pronto. é o que temos! força farense!

Anónimo disse...
10:11 da tarde

e o leão?

JoaoC disse...
5:41 da manhã

O Leão tal como as cores são explicadas está relacionada com o clube do qual o Farense se filiou, o sporting Clube de Portugal.

JoaoC disse...
5:45 da manhã

O Farense filiou-se logo a seguir ao Sporting Clube de Tomar, filial nº 1. Actualmente existem 183 filiais entr Portugal e Estrangeiro sendo o Farense o nº 2. Era bom era que o clube do qual somos filiais nos ajudasse mais vezes...

zipol disse...
2:07 da tarde

Estava é na hora de acabar com a filiação.A filiação a um outro clube além de não trazer proveito,está fora de uso.De uma pernada,substituia-se o leão por outra coisa qualquer ao mesmo tempo que se modernizava o nosso emblema.Os puristas que me perdoem,mas isto foi só um desabafo de alguém que ama o Sporting Clube Farense.
Até já,no Estádio Algarve.

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px