Carta de um adepto...

Algures na época de 94/95 …o meu pai numa altura em que o nosso farense atravessava um dos seus melhores momentos desportivos da sua historia, diz-me como que prevendo o nosso triste futuro, “estão a destruir o nosso Farense, se descermos e o nosso fim” ao que eu ripostei “estas louco? Estamos na taça UEFA!”, apesar de ter deixado de frequentar as bancadas do nosso S.Luis a sua preocupação não esmorece, domingo após domingo ansiosamente aguardava pela minha chegada, “ganhamos? Perdemos?”Ao que o seu estado de espírito variava de acordo com a minha resposta…um punho cerrado de alegria ou um cerrar de dentes de raiva, não escondendo a sua paixão Farense ou uma magoa pela ausência do estádio, mas outros valores levavam ele a fazer este sacrifício não querendo pactuar com as pessoas que lideravam e lideram o nosso grande clube numa horrível gestão que empurravam o nosso grande Farense para o buraco em que estamos hoje ofuscada pelo sucesso desportivo que atravessava o Farense na altura.

Sempre o critiquei pela sua postura, pois o nosso clube não poderia pagar pelos erros de certas pessoas…não o poderíamos abandonar! Eu não o abandonei…Várias épocas passaram, o nosso Farense caracterizava-se como um sobrevivente na Liga, várias épocas salvas na última jornada garantindo a permanência, uma massa adepta cada vez mais afastada, bancadas despidas tornando o inferno do S.Luis irreconhecível, até que chegava a derradeira época 2001/2002…descemos de divisão.

Largos minutos depois do derradeiro apito do árbitro, sentado na mítica bancada do topo sul, observo as bancadas despidas, encho-me de nostalgia e não evito as lágrimas, sou assolado por grandes memorias num misto de sentimentos …mas olhando para o lado vejo que não estou sozinho e nesses mesmos ultras ganho forças para enxaguar as lágrimas que momentos antes me assolavam.

Tempos difíceis se seguiram, de repente estamos na II Liga, surgem milhões de dividas impedindo o Farense de inscrever-se na IILiga e descemos na secretaria, sem possibilidade de inscrever jogadores os juniores eram sacrificados fazendo dois jogos por fim-de-semana defendendo o símbolo do nosso Farense, mas não impedindo que viéssemos a cair no distrital.
Dez anos passaram…e o meu pai dirige-se a mim…”eu não te disse?” ao que eu retorqui “sim…mas erraste! O Farense não acabou e não vai acabar!”

Nesta árdua travessia o orgulho Farense foi crescendo assim como esta paixão cega que existe dentro dos South Side Boys e que nos ampara nos momentos mais difíceis…tornamo-nos mais fortes, capazes de derrotar quem ou o que quer que seja na defesa deste clube quase centenário, património e referencia da nossa cidade capital do Algarve, que é Faro!

O FARENSE SÓ TOMBARÁ QUANDO O ULTIMO ULTRA TOMBAR!

Moral da Historia…em 6anos conseguimos passar da ILiga para a 1distrital, as dividas continuam “mas por pouco tempo mais…” mas jogo após jogo, seja em casa seja fora o nosso clube arrasta milhares no seu apoio numa autêntica devoção impar.Temos a velha tradição de nos desdenharmos a nós próprios, valorizando sempre os feitos dos outros “ como Guimarães e que devia ser…blá blá blá” sem nunca termos consciencializado o verdadeiro valor que temos e aquilo que somos.

PERCAM A VERGONHA E ASSUMAM-SE!

Não recalcam esse sentimento…massa adepta mais sofredora e apaixonada que nós não há! Ser muitos a sombra do sucesso desportivo e fácil mas ser muitos sujeitos ao que nos fomos…e único!!! Sem nunca ter optado pelo caminho fácil que seria…acabar.O valor de uma derrota aos nossos olhos e nulo depois do mar de trevas que navegamos…Na longa historia do nosso clube muitos foram os nomes que sacrifícios fizeram para que fossemos o que somos hoje, a historia de amanha sera escrita graças a nos!


P.S.- o meu pai voltou a ser sócio…ele também não abandonou o Farense, NÃO O ABANDONES TU!!!

DESDE SEMPRE…FARENSE…PARA SEMPRE!!!

Fernando Nuno Vieira

Fonte: South Side Boys

3 comentários

Anónimo disse...

Um verdadeiro Farense é aquele que sente e luta o seu clube, é aquele que veste uma só cor! Força Farense és e serás sempre o meu "Grande"

Viva Faro e Viva o Farense!

Pedro Carrega

Velha Guarda SS disse...

Este nao foi redigido pela minha pessoa mas sim por amigo e socio dos South side, Fernando nuno Vieira.
Eu apenas publiquei...
Gostaria que assim que fosse possivel, corrigir o engano.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ass:Galrito

Com tecnologia do Blogger.