terça-feira, março 30

Renascer aos 100 anos


10 comentários
A data celebra-se no Dia das Mentiras, mas a realidade não é para brincadeiras: na altura em que completa um século de existência, o Farense necessita de vender património para eliminar o passivo e seguir os passos da estabilidade, há tanto arredada do clube que continua a ser o mais representativo do Algarve no desporto português, sobretudo no futebol. A dívida ronda os dez milhões de euros e a alienação do Estádio São Luís parece ser a solução, mas o caso arrasta-se e ninguém sabe se terá fim.

"Os nossos grandes problemas são financeiros e só depois de os resolver podemos dotar o Farense de uma gestão equilibrada, que lhe dê estabilidade e saúde", assegura António Barão, o presidente. O dossiê da venda do São Luís está na Câmara, que "procede à sua análise, com a certeza de que é aliciante e do interesse da cidade e, por conseguinte, da edilidade", adianta, revelando que o projecto engloba um hotel de cinco estrelas, spa, clínicas, cinemas e parque de estacionamento.

Sem especificar os valores em cima da mesa - embora diga que o montante tem de ser suficiente para eliminar o passivo -, o líder dos leões de Faro prefere abordar o centenário, rejeitando "arranjar culpados" pela crise, embora saliente as "falhas de gestão e o gastar ao desbarato". As responsabilidades hoje são diferentes, e o presidente divide-as com "a autarquia e a sociedade civil, que não podem ficar indiferentes ao papel de um clube que movimenta quase milhar e meio de atletas", a maioria jovens.

Pese todos os problemas, Barão acredita que estes dias podem marcar o renascimento do Farense. O futebol tenta subir à II Divisão, o basquetebol está bem e recomenda-se, e os sócios, a caminho dos três mil, acreditam na recuperação. As empresas vão dando algum apoio, mas o protocolo com a Câmara Municipal tarda em ser cumprido. "É uma luta complicada, e os contactos não têm sucesso, já que a entidade camarária diz não possuir verbas para satisfazer o acordado, mormente em relação ao nosso trabalho de formação."

O Farense, garante, não quer esmolas. "Resolvendo o problema do estádio, teremos uma base para gerar receitas." De resto, o sonho comanda a vida… "Prenda? Subir de divisão, vender o património e fundar uma miniacademia, com relvado sintético, ginásio, courts de ténis, enfim, um espaço próprio para os sócios terem maiores regalias e onde nós pudéssemos apostar mais forte na formação", conclui.
Fonte: por Manuel Rodrigues em http://www.ojogo.pt

Comments

10 comments to "Renascer aos 100 anos"

João disse...
10:37 da tarde

Parabens ao maior clube do Algarve, e desejos de regresso a divisões maiores do futebol português , para o ano na 2ª ,para vos ver de novo em Marvila. Tenho saudades do Oriental -Farense e vice versa. Boa sorte e acreditem sempre ! Saudações Orientalistas

João disse...
10:45 da tarde

caros amigos , tenho uma cópia de uma colecção de cromos de 1963/64 com o emblema , a equipa e o estádio do vosso Farense da època que gostaria de vos enviar por mail. Digam-me para onde e como. Obrigado. Mais uma vez saudações Orientalistas!

susintrense disse...
10:51 da tarde

Parabéns ao grande SC Farense, um clube que simpatizo bastante e que espero no futuro possa regressar aos grandes palcos que já nos habituou!
Já agora aproveito para vos informar que tenho fotografias de dois jogos entre o Farense e o Sintrense da época 2003/2004 que vos posso mandar se assim desejarem.
Saudações Sintrenses!

Fernando disse...
11:14 da tarde

Fantástico a simpatia que o Farense recolhe em todo o país.
Os farenses certamente agradecem o vosso fair-play.
Tenho na memória a recordação do jogo de 1970 no S. Luís, Farense-Oriental (0-0) em que subimos na penúltima jornada pela 1ª vez à 1ª divisão.
Vinueza treinava os homens de Marvila, ele que foi uns bons anos antes um grande avançado da equipa de Faro.
Também vi 1 ou 2 jogos no Carlos Salema em Marvila.
Ainda na época da nossa 1ª subida estive no jogo Sintrense-Farense.
Quanto às fotografias e cromos, penso que o administrador do blog, João C., não se importará de as receber e publicá-las aqui.
Está o email no canto superior direito.

Saudações desportivas para o Oriental e Sintrense.

F. Neves

JoaoC disse...
11:34 da tarde

Aproveito para agradecer a vossa simpatia para com o nosso clube.

O mail para onde podem enviar material é: scfarense1910@gmail.com

Agradeço a disponibilidade em fornecerem o referido material.

Saudações farenses

ADALBERTO disse...
9:24 da manhã

Parabens ao Farense!

Saudações desde Oliveira de Azeméis e de todos os adeptos da União Desportiva Oliveirense onde posso incluir o seu treinador,Pedro Miguel,que foi jogador do Farense durante alguns anos e sei o carinho que ele tem pelo vosso clube.

Votos que rapidamente voltem para junto dos grandes palcos do futebol portugues.

Fred disse...
12:27 da tarde

Ontem, Hoje, Sempre: FARENSE!

Cem anos de história, repleta de vitórias, conquistas, celebração, desportivismo e uma mística muito sua... Por tudo isto: SEMPRE FARENSE!

cacholas disse...
8:48 da tarde

parabens farense, espero que rapidamente voltem aos grandes palocos do futebol português. PARABENS

Zé Ninguem disse...
8:59 da tarde

Pergunto-me eu se o facto de o farense fazer 100 anos de existência não é motivo mais que suficiente para qualquer jogador ou adepto/socio deste clube lutarem por todos os objectivos deste clube que bem merece que primeiramente passam pela subida de divisão e a liquidação das dividas, eu quando olho para este blog e vejo as mensagens que aqui são escritas e não só apercebo-me da grandeza clube q movimenta uma onda enorme de solidariedade, força, querer, de vontade para que um dia este clube que é o nosso e o da nossa cidade possa retornar aos grandes palcos do futebol portugues! Eu acredito!

Força Farense!

Jorge Cabaço disse...
12:02 da manhã

PARABÉNS GRANDE FARENSE! AGORA É SEMPRE A SUBIR!

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px