quarta-feira, dezembro 23

Assembleia? Contas? Para quê?


16 comentários
Foi na presença de menos de 50 associados a quem António Barão se dirigiu, afirmando que perante tão débil amostra de força farense, tanto ele como a restante direcção do clube ficaram completamente desiludidos com a mísera afluência de associados à assembleia desta noite.

A direcção em curso fez um esforço enorme para ter a capacidade de apresentar contas que diriam respeito a outras direcções anteriores, que nunca o fizeram, tudo isto para inteirar os associados da situação actual do clube e do porquê, das suas dívidas, do buraco em que a SAD colocou o Sporting Clube Farense, das penhoras impostas, da forma leviana como foram tratados assuntos cruciais para a existência do clube por anteriores direcções, do real passivo e do activo.

Mas não, os associados não quiseram saber de nada disto e de muito mais. Foram enviadas cerca de 2000 cartas aos associados a convocar os mesmos para esta assembleia, algo que não era feito há largos anos, isto pela mesma ocorrer numa das alturas em que o Farense mais necessita de união por ser das mais delicadas para o futuro próximo do clube, pela mesma razão a direcção eleita compareceu em peso, preenchendo a totalidade dos lugares existentes nas mesas, abdicando também eles de tempo com as suas famílias e do conforto das suas casas para dar a cara, no entanto quem não deu foram os sócios.

António Barão referiu o estado em que se encontra a possível solução do futuro farense, mas não me parece importante explicá-la aqui já que os interessados marcaram lugar no pavilhão do Sporting Clube Farense.

A assembleia ficou no entanto suspensa para dia 14 de Janeiro, para serem apresentadas contas referentes às temporadas de 2007/08 e 2008/09 por terem sido detectadas erros nas mesmas à última da hora. Esperemos que nesta altura os farenses façam o que não fizeram hoje.

Foram apresentadas e aprovadas as contas referentes a 2004/05 e 2005/06 por unanimidade, e as de 2006/07 por maioria. Também o orçamento para esta época foi indicado.

A terminar António Barão referiu que tencionava cumprir com o mandato, mas que tanto ele como a restante direcção certamente que sem o apoio e a presença dos associados não terão a motivação necessária para continuar ao serviço do clube.

Comments

16 comments to "Assembleia? Contas? Para quê?"

Anónimo disse...
10:56 da manhã

A crónica diz tudo o que se passou.

Quem quer saber o resto da infomação (Contas) que estivesse estado presente na AG, pois foi para isso que a Direção tanto se esforçou em enviar cartas.

Apelo aqui que esta Direção não desista já porque estão a fazer um bom trabalho. Com o tempo e os resultados a aparecerem, tanto desportivamente como financeiramente, vão ver que as pessoas voltam outra vez.

Anónimo disse...
11:27 da manhã

Pensei que o despedimento do Edinho fosse a solução para trazer mais gente aos jogos e actividades do Farense...

Anónimo disse...
11:39 da manhã

joaoC concordo completamente com o teu comentario...tao esforço para que? tanta coragem para que? tanta disponibilidade para que?

realmente tirando essa meia centena de socios todos os outros deviam ter vergonha... depois de atitudes que sao tomadas pela diracçao que nunca antes foram vistas e tanto revendicavamos...aconteçe aquilo?


esta direcçao teve a coragem de aparecer, dar a cara e dizer-nos o que nunca nos foi dito...para que?

relamente...

força barao força direcçao...

F.Neves disse...
1:08 da tarde

Realmente lamentável o número de presenças na Assembleia.
Eu não estive presente, por isso não posso ser muito crítico do que se terá passado.
No entanto há alguns aspectos que me permito considerar:

1- A convocatória chegou-me por correio apenas ontem de manhã. Não seria possível enviá-la aos sócios com antecedência mais alargada (1 a 2 semanas)?

2 - Que seja divulgado o voto por procuração, para os que estão mais afastados, e o modo de o fazer.

3 - Havendo nova assembleia no dia 14 de Janeiro há que trabalhar as coisas nesse sentido.

4- Se o Farense tem cerca de 2000 sócios, as presenças foram extremamente diminutas, mesmo considerando que não mais de 500 viverão longe.

Para finalizar e, apesar destas pequenas falhas, quero louvar o esforço da direcção, pois em mais de 50 anos de sócio nunca me lembro de ter recebido outra convocatória que fosse para uma assembleia.

O Farense merece que os seus sócios o acompanhem mais e, não só nos estádios.

Anónimo disse...
1:29 da tarde

De facto ontem o que fica a reter de mais importante foi mesmo a fraca adesão dos sócios do Farense, deveriam de mostrar mais respeito por esta direcção, que parece-me a mim que tem feito um esforço significativo para remendar as coisas que têm estado mal.

Os adeptos falam, sobretudo neste blog, de A, B ou C mas no fim aparecem só uns poucos para ouvirem as explicações da direcção, assim é fácil criticar sem escutar a outra parte.

Quanto ao que foi discutido (falo no aspecto das contas), foi esclarecedor, mas também não foi nada de significativo para o futuro do clube, aprovaram-se as contas anteriores, que seriam sempre aprovadas, pois a maior parte das pessoas nem sabe do que se trata e aprovam porque tem que se aprovar.

O mais interessante foi mesmo saber que havia alguém interessado em comprar parte do activo do clube e que essa parte a ser alienada serviria para liquidar as dívidas.

Espero que na próxima Assembleia estejam de facto mais sócios e que sejam levantadas questões e se abra o debate, pois é para isso que uma Assembleia serve, para se falar e questionar sobre os assuntos do nosso clube.

Bom Natal para todos e hoje vamos ganhar.

ALG

eroque disse...
2:24 da tarde

Realmente é lamentável o que se passa com as pessoas neste país, não pensem que são apenas os sócios do Farense que ficam em casa, é toda uma população que está completamente prisioneira da casa, nem sequer é da família, mas sim da TV e do PC.
Antigamente saia-se à rua depois do jantar, e as ruas estavam cheias de gente, muitos iam para os cafés da baixa, gozar horas de convivio, agora é um deserto. Os jogos de futebol têm meia dúzia de assistentes, quando as TV´s têm audiências enormes a esses mesmos jogos. Não me venham com desculpas de falta de dinheiro, porque em Portugal, nunca houve tanto como agora, basta ver as noticias sobre depósitos. É toda uma maneira de estar.
Eu quero finalmente dizer que a minha falta a esta reunião, tem tudo a ver com a situação, eu não gosto de funerais, e estas reuniões, com meia dúzia de gatos pingados a ouvir desgraças, são super desmotivadoras.
Já pareço aqueles velhos que dizem que antigamente é que era bom, pelo menos em 1971 ou 72, não sou capaz de precisar, as assembleias do Farense tinham que se realizar no Cinema, pois havia mais de 2 mil presenças...
Mas a nossa sociedade evoluiu assim, e dúvido que alguma vez volte a ser como dantes, tenho até a sensação que o futebol, com os superdefensores da tecnologia, vai acabar por ser mais um video-jogo. Felizmente que já não estarei cá para assistir ao ruir de toda uma estrutura que foi o alicersse de uma vida

Grupo Ultras Core SS disse...
2:33 da tarde

Realmente é triste ver tão poucas pessoas na assembleia, e em parte compreendo o discurso desmotivador do barão, mas tambem não é com discursos daqueles que se chama as pessoas de volta...

força nisso e parabens pelo trabalho realizado até agora que foi muito e que me mmete a pensar nos ultimos 6 anos que andaram as outras pssoas la a fazer.

Ferreira disse...
3:01 da tarde

As pessoas perderam a noção da importância das AG.
Por anos sem existirem. Basta ver o estado do pais e as abstenções nas eleições.
Infelizmente faz parte da nova cultura democrática.
A anterior direcção ficava contente quando apareciam poucos nas escassas AG, esta direcção quer mais participação dos associados, pelo q fico feliz por isso.

A convocatória falava da apreSentacao de contas, o q e obrigatório com muitos ou poucos sócios, e compreenderao q este tema cativa pouco a participação, pois passa ao lado da maioria de nos.
Talvez devessem colocar um tema quente pelo meio, so para chamar mais gente...

Aplaudo no entanto o esforço da direcção e para a próxima espero poder estar presente.
Não desistam!

Anónimo disse...
3:53 da tarde

a proxima é dia 14. E podem intervir.

Anónimo disse...
4:09 da tarde

Realmente fiquei desiludido com o número reduzido de sócios. É como dizem, as pessoas não se querem chatear, ficam em casa, ainda mais nesta quadra não querem mesmo saber destes assuntos, e com o mau tempo então nem se fala. De qualquer modo, ninguém iria chumbar contas de anos que já decorreram porque não podemos voltar atrás e fazer essas épocas de novo, a não ser que fossem apresentados números absurdos, as contas seriam sempre aprovadas.
Mas de certeza muita gente não foi por não ter sabido, há muitos sócios que não frequentam blogs, a outros o correio terá chegado em cima da hora, outros não puderam mesmo por motivos familiares, muita gente não foi, mas merece saber o que lá se passou, mas como a AG continua em Janeiro pode ser que as coisas mudem.
Nunca será como antigamente, acho que não se voltará a ter salas cheias como me lembro dos anos 80 e até 90, no cinema Santo António completamente lotado, na CCR na Pontinha, com a sala cheia e também no nosso pavilhão com a bancada completa. Não estou mesmo a ver que isto volte, a vida e a maneira de pensar das pessoas mudou completamente.
Percebo o discurso do presidente, foi um trabalho enorme apresentar contas de 5 épocas e o orçamento para outra e ter tão pouca gente...mas acho que o discurso foi também para acordar as pessoas.
Força sr. Barão, está no bom caminho, vai ver que as pessoas vão voltando. Não desista, por favor!
Já agora, eu não contei, mas acho que eram mais de 50 sócios, se calhar perto dos 100, o que mesmo assim é pouco, eu sei.

JoaoC disse...
4:19 da tarde

100 que? ó anónimo, eu contei-as e não chegaram a 50.

rod@yahoo.fr disse...
5:22 da tarde

Depois de ter lido so comentarios,no meu ponto de vista o que esta mais perto da realidade é o de Eroque,02.24.Actulmente o Farense ja nao desperta interesse devido a tudo o que sabemos;Descidas de divisao,dividas ,mas sobretudo porque os responsaveis de toda esta "desgrangulada" que o Farense foi alvo,andam pela cidade ou pelo Pais e nao responderam perante a justiça e tribunais do buraco em que deixaram o Farense.Serviram-se do Farense para serem reconhecidos,ganharam dinheiro e agora escondem-se como criminosos.O Farense esta a chegar a um ponto que pouco falta para que desapareça definitivamente.E comtristeza que o digo mas ha um momento em que temos que ser realistas.Espero e quero enganar-me mas sera muito dificil.Almias segundo se popde ler o Barao começa ja com vontade de continuar.Antigamente ainda me lembro das ruas cheias,a baixa da cidade depois dos jogos,o Seu Café era o ponto de encontro onde se debatia do Farense e do Futebol em geral;agora quando la estive é so juventude a beber como esponjas e nao ha uma discussao.Os tempos mudaram.Triste.

Anónimo disse...
6:40 da tarde

OK, foram poucas pessoas, mas ainda há dias li que numa assembleia do Benfica, as contas foram aprovadas por 50 pessoas, uma percentagem infinitamente inferior à do Farense...
claro que com o mal dos outros estamos todos nas tintas, mas foi só para dizer que não estamos sozinhos...

Anónimo disse...
11:09 da tarde

O aumento, mobilização e rentabilização dos sócios é fundamental.

As bases de dados dos sócios têm de estar ciclicamente actualizadas e a iniciativa deve partir do clube procurando seguir o rasto dos mesmos (alterações de moradas, telemovel, mail).

O clube tem potencial de crescimento de sócios enorme pois temos uma população residente considerável e crescente que gosta de futebol e das amadoras, com apetência para se vir a tornar sócia e o clube tem história que está ainda guardada das mémorias dos Farenses que já foram sócios e se forem acarinhados voltarão!

Os sócios devem assim ser contactados com mais regularidade para as actividades do clube (apresentações, merchadising - muito importante, jogos, assembleias,etc...) e poderão sê-lo por carta, mas tambem por outras vias, talvez mais eficázes e mais baratas, como um mail ou uma SMS!

Relativamente a esta Assembleia permitam-me alguns comentários para melhorias futuras:

- a data, na semana do Natal...pode não ter sido a mais feliz!

- as cartas chegaram à morada - que está na desactualizada base de dados de sócios - apenas na véspera...

- sendo um dos temas a apresentação e sobretudo, votação das mesmas, seria mais racional que as contas, que são peças contabilisticas com alguma complexidade, em vez de serem só na altura, lidas partes das mesmas...fossem disponibilizadas atempadamente para os sócios terem a possibilidade de as consultar, reflectir e de seguramente se deslocarem depois para a mesma com uma ideia mais esclarecida, tenham assim tempo para reflectir sobre eventuais perguntas a colocar.

- aquando da votação, a ordem das mesmas deveria ser:
quem vota a favor, quem se abstem e quem vota contra...queremos um clube de sócios activos e não o contrário!

Para finalizar gostaria de dizer que o Farense é um gigante, apenas adormecido, existem muitos Farenses que estão zangados por diversos motivos, pela crise que levou uma equipa que tinha chegado à Europa e era já um cliente habitual da 1.ª divisão e com boas classificações a descer num apice aos distritais, ao facto de alegadamente ter havido dirigentes que não terão servido bem o clube e com o facto da crise não ter sido resolvida já, com ou sem, venda do estádio.

Erguer um clube demora tempo, destrui-lo é muito rápido, reergué-lo vai ser muito gratificante!

Á vitória, Farense à vitória!

João Piti disse...
12:49 da tarde

Essa história é muito bonita. "Foram enviadas cerca de 2000 cartas aos associados a convocar os mesmos para esta assembleia". Tive um azar do caraças. Dos 4 sócios cá de casa, nenhum recebeu uma dessas 2000 cartas. Será que enviaram mesmo para toda a gente? Duvido muito.

João Piti
Sócio SCF nº463

Anónimo disse...
1:13 da manhã

Olhem que uma Assembleia Geral com 50 pessoas é muito bom...

Digam-me lá aonde é que se vê um grupo tão grande de pessoas a irem a uma AG numa noite gelada de Dezembro? Em que clubes? Só no Sporting, Benfica e Porto e nem nesses terei a certeza que sejam muitos mais.

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px