quarta-feira, novembro 4

COISAS QUE (NÃO) SE ENTENDEM


17 comentários
Não muito longe no tempo, os clubes investiam na formação fazendo serviço público, ocupando tempos livres de escolares na mesma proporção que tentavam construir ou descobrir, na base, os valores para alimentar os escalões de competição. O tempo foi outro quando se descobriu a importância da formação e a qualificação da formação. Não restou muito tempo para que o sector se transformasse num processo rentável, não só para os clubes como para os agentes desportivos que descobriram o caminho. Foi questão de juntar o útil ao agradável. Ninguém ficou de fora e ninguém podia ficar. Evidente questão de mercado.

Objectivamente a grande diferença reside no facto de os Clubes tentarem rendibilizar a formação com objectivos de alimentação dos vários escalões de formação competitiva, até ao escalão principal, enquanto os Agentes Desportivos se limitam a rendibilizar o espaço temporal da formação inicial, sem continuidade nos escalões sequentes.

O caso específico do SC Farense é o caso que devo pegar. O Clube que está quase a cumprir um século de formação viu-se, simplesmente, ultrapassado pelos condicionalismos do mercado, pelas vontades singulares e por siglas que não asseguram continuidade. É a vontade das pessoas.

Reconhecendo isso, não consigo entender, como é preferível optar por um agente desportivo em detrimento do Farense, quando as instalações de treino são as mesmas, quando foi preciso requisitar treinadores que eram do Farense e de outros clubes, quando se desviam formandos de uma camisola para outra, quando a diferença não reside no valor a despender, nem nos horários disponíveis. Da mesma forma, não consigo perceber opções de mudanças de camisola quando os técnicos são os mesmos e a divisão é inferior.

Eu sei que há razões que a própria razão desconhece, tal como sei que o Farense tem “facturas” a pagar pelo seu “desgoverno” ou insuficiências que a memória não esquece. Mas também sei que o Farense nunca desistiu, em todos os momentos, de continuar a ser Farense; de continuar o seu caminho de formação base, de continuar a alimentar os vários escalões de formação competitiva, independentemente das pessoas. Sem esquecer um novo ciclo promovido por uma nova direcção.

Mas também sei que o Farense é um oceano onde os rios irão desaguar… naturalmente.


Por Emídio Taylor em http://infantisfarense.blogspot.com/

Comments

17 comments to "COISAS QUE (NÃO) SE ENTENDEM"

Anónimo disse...
12:41 da manhã

Esta situação de Infantis terem saido do Farense para outras colectividades é apenas é só a consequência da desorganização a que o clube vem desenvolvendo nos últimos anos e que não parece que a situação vá melhorar, pelo que até agora se viu desta nova direcção que tem com único objectivo a subida de divisão da equipa dos séniores.

O resto é pouco mediático, pelo que não interessa.

Que balanço se faz desta nova direcção?

Nem nos séniores, que são a sua única preocupação, conseguem fazer nada de jeito e andam aos trambolhões, com jogadores insatisfeitos, anunciam que dispensam jogadores e depois passados uns dias já não é nada disso e têm um treinador criticado.

Nos juniores, já passaram por lá 3 treinadores e mesmo com jogadores de fora, andamos a encaixar golos atrás de golos.

Nos Infantis foi o que foi, anunciam que não participam, lêm umas criticas de quem sabe da poda nos blogues e depois lá reconsideram a asneira.

É certo que o Presidente é uma pessoa obstinada, contudo para o clube andar para a frente não pode olhar só para os seniores e ser auxiliado por directores do faz de conta.

Anónimo disse...
8:20 da manhã

sr. anónimo das 12:41, o sr não sabe o que está a dizer, nunca o futebol juvenil foi levado tão a sério, condições não faltam.

Anónimo disse...
9:22 da manhã

Ora aqui está um comentário de enormissimo valor.
Eu tenho um filho que jogava no Farense o ano passado e no final do ano saiu, (Não jogava nos Infantis) sabem o que me diz?
É mais acarinhado, tem sempre directores a ver o treino.
Além disso não tenho que me preocupar com as sandes para depois dos jogos.
Acho interessante o artigo mas o titulo deveria ser.
COISAS QUE SE ENTENDEM.
Sr. Emidio treine "os seus Infantis" (esta é boa) com a excelentisssima qualidade de treino que possuí e deixe o resto para o Sr. Presidente, não passe escova para ficar bem visto.

Anónimo disse...
9:27 da manhã

Por os seniores serem o espelho das camadas jovens do clube, consta na “formiga branca do Farense” que a ultima viagem a Moura foi um desastre. Um tal senhor chamado Reina que ninguém percebe bem o que faz na comitiva não sendo director do clube, criou descontentamento não só entre os jogadores com em todo o elenco directivo que viajava no autocarro. Segundo circula pela nossa cidade, o descontentamento dos atletas ainda é maior quando vão quatro directores da direcção no autocarro e nada fazem perante o Sr. Reina que até para o balneário vai ouvir a palestra e por vezes opinar. Pergunto eu aos ilustres directores de direcção do Farense. Quem é este senhor para entrar num balneário, segundo os jogadores afirmam e que não pertence a nenhuma estrutura do clube. É uma vergonha que a direcção do clube que proclamava algo diferente para este Farense continuem a permitir que este tipo de “parasitas” do futebol faça o que lhes apetece mesmo sem terem cargos dentro da instituição. As amizades e os compadrios têm que acabar de uma vez por todas.

Ferreira disse...
10:29 da manhã

Bem observado pelo Emidio Taylor.

Tenho dito!

Anónimo disse...
11:44 da manhã

12.41
Opinar... sempre foi mais facil do que OPTAR !

Anónimo disse...
1:54 da tarde

Este anónimo das 9:22 AM, vem para aqui arrotar postas de pescada porque deve pensar que tem um Cristiano Ronaldo em casa, deve sentir muita azia porque se calhar o filho não calçava, e agora para onde foi já calça e já tem muita atenção dos directores pelo guito que ele lá mete ao fim do mês.

Anónimo disse...
2:37 da tarde

para que saibam todos os escalões do farense tem desde o inicio da época tranportes para os jogos, sandes e sumos e não são os pais dos atletas que tratam disso! se esses pais que estão magoados com o farense vão junto das pessoas que lá estão este ano e perguntem! agora não falem do que não sabem pk este ano está mesmo diferente do que nos anos anteriores.

um abraço para todos os farenses(mesmo para os pais ressabiados)

Anónimo disse...
3:26 da tarde

Sera que ainda nao perceberao que o sr. Reina é BUFO.

Anónimo disse...
3:31 da tarde

É triste ver tanto comentário e não dizerem nada...
Não sou atleta nem dirigente, não tenho filhos, por isso estou à vontade.
Em todos os desportos se paga para aprender, essa é uma realidade. O futebol descobriu isso agora. Em tudo na vida para se aprender temos que investir, não tenho nada contra.
E os técnicos merecem ser remunerados, a vida custa a todos, mas o que vejo nisto tudo é que no Farense tudo isso poderia ser uma realidade, mas toda a gestão que foi feita ao longo dos anos, foi errada, muito errada, eram capazes de tirar à formação para dar aos seniores, politica errada.
Depois vejo que os pais estão a tirar os filhos para colocarem nas escolas de futebol dos clubes grandes, mas não será essa também uma politica errada?
Como o nome diz são escolas, não têm seguimento na formação, nem todos seguirão uma carreira, quando necessitarem de continuar a praticar a modalidade, voltam para o Farense e os outros clubes?
Mas no período de 2 anos, deram o dinheiro a ganhar a essa escola e depois?
É verdade que somos livres de escolher, estamos num pais livre, mas também não vejo aí uma escolha tão acertada dos pais.
Toda a vida os clubes grandes tiveram olheiros e observadores ao longo do país e não foi por isso que se deixou de encontrar talentos.
Essas escolas treinam nas mesmas instalações que o Farense, S. Luis, etc.
É uma realidade o Farense nunca tirou proveito da sua formação, ou muito pouco.
Será que esse treinador que levou os atletas para o outro clube tem assim tanto talento?
Muitas vezes, e aqui está outro erro, os pais querem mais que os filhos!!!
Os pais querem à força que o filho seja craque, não conseguem ver que a criança está a tentar divertir-se, acho piada à triste figura de alguns pais, junto dos recintos, não deixam a criança desfrutar do jogo e de algo que eles até gostam, mas que cedo começam a ser obrigados a gostar. Possivelmente alguns não compreendem este meu pensamento, mas é só mais uma opinião.

LACB

arsenio disse...
4:14 da tarde

Caros comentadores,eu fui daqueles que aqui critiquei o facto de o Reina andar por la,tenho mesmo a sensaçao que fui eu que levantei esse sujeito;mas depois de ter reflectido,penso que TALVEZ o Reina la ande porque o Barao e o Edinho nao têm diploma para se puderem sentar no Banco e assim o Reina é o "Empresta nome".ao sei se existe esse caso em Portugal,aqui onde estou é assim.Isto é uma suposiçao.

JoaoC disse...
5:03 da tarde

Se fosse para isso tava lá o Benje. Deixem lá o Reina, até parece que o homem é o culpado de tudo no Farense.

Anónimo disse...
12:53 da manhã

Anónimo da 1:54, por acaso o meu filho jogava e joga agora.
Não tenho nenhum Cristiano Ronaldo apenas tenho uma criança que gosta de jogar futebol e de ser acarinhado.
Já agora pergunte aos pais dos miudos que são treinados por este Sr. se estão satisfeitos com a metodologia de treino.

Anónimo disse...
10:40 da manhã

Tão, tá-se a contradizer? 1º é é o filho que gosta de jogar futebol e ser acarinhado, pelos vistos no farense não jogava futebol ( a parte do carinho hoje em dia com a pedofilia é muito duvidosa), e agora são os pais que não estão satisfeitos com a metodologia de treino? Os putos é que tem de estar satisfeitos, pelos vistos o sr. importa-se mais com o futuro do seu filho como jogador do que ele próprio em divertir-se.

Anónimo disse...
12:09 da manhã

Esta pessoa tem um problema. O seu filho nao jogou nos infantis e o sr emideo so treinou infantis. entao ou esta de encomenda ou de vinganca, porque nao conhece a metodologia do treino. Ou entao e um expert em metodologia de treino de ouvir falar.

Anónimo disse...
4:18 da manhã

jogava ... joga....metodos de treino...beeeeemmm...
oooo homem tenha mas é juizo!!!

Anónimo disse...
4:55 da tarde

Não é a mim que têm de perguntar.
Falem com os pais dos miudos.
Correr á volta do Campo com os miudos atrás é coisa para o grande Nica. (Atletismo)
O que disse é que o meu filho não estava no Escalão e Infantis.(daaaaa)
Abraço e Saudações Farenses

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px