segunda-feira, fevereiro 16

Claque South Side tem nova direcção


25 comentários
João Galrito é o novo presidente da associação juvenil que acolhe no seu seio a claque do Sporting Clube Farense, sucedendo a Rui Roque.

João Galrito foi eleito como o novo presidente dos South Side Boys, a claque do Sporting Clube Farense. A associação juvenil foi a votos no passado sábado, no primeiro acto eleitoral com duas listas nos 15 anos de história desta instituição.

João Galrito liderava a lista A e ganhou as eleições com uma vantagem expressiva sobre Rui Roque, primeiro elemento da lista B, que era até agora o presidente da associação.

Algo que, como frisou o vencedor, não significa uma cisão dentro dos South Side, mas sim a escolha «por uma forma diferente de chegar aos mesmos objectivos».

A nova direcção é ainda constituída por João André, Pedro Roque e Pedro Carrega. «Os South Side sempre foram uma grande família. A prová-lo está que na minha lista concorreu o irmão do líder da lista adversária», ilustrou João Galrito.

A nova direcção, que tomou posse na passada terça-feira, compromete-se, assim, a dar continuidade ao trabalho que tem sido feito até agora e manter os objectivos traçados há muito pela associação juvenil.

«O nosso grande objecto é o apoio incondicional ao Sporting Clube Farense. Mas também tentámos sempre exercer alguma influência, nomeadamente junto das camadas mais jovens, para que as pessoas da cidade apoiem o clube. Isso vai continuar a ser feito», disse.

Este trabalho, com a crise económica e consequente crise desportiva que assolou o principal clube de Faro «não tem sido fácil», confessou João Galrito.

Esta situação motivou «um divórcio entre o clube e a cidade» que leva a que alguns dos farenses mais novos «nem sequer tenham conhecimento de que o clube ainda existe».

Ainda assim, os South Side já começaram a conseguir dar a volta por cima, tendo «triplicado o número de associados nos últimos três anos». «Desde que descemos aos distritais, como os jogos são mais caseiros, temos conseguido atrair mais pessoas», explicou.

Até porque, diz abertamente João Galrito, a claque do Farense defende a existência «de um certo bairrismo e tradicionalismo», em prol do clube da cidade.

«Sempre o fomos e vamos continuar a sê-lo. Estes são os nossos valores e queremos que as pessoas voltem a sentir este espírito. Mas sabemos que são valores difíceis de preservar na sociedade em que vivemos», considerou.

Uma vez que esta foi a primeira vez que houve dois candidatos à direcção da associação, o método de votação foi alterado. «Optámos pelo voto secreto. Antes, como só havia uma lista, o voto era por braço no ar», revelou Paulo Castilho, o presidente da Mesa da Assembleia-Geral da associação e responsável pelo acto eleitoral.

«Só houve eleições para a direcção. A Mesa da Assembleia e o Conselho Fiscal mantém-se», acrescentou.

As novidades na eleição da direcção dos South Side não se ficaram pela introdução do voto secreto. Para permitir que todos os interessados tivessem oportunidade de exercer o seu direito, a comissão eleitoral usou a figura do voto por correspondência.

«Houve oito pessoas a votar desta forma», revelou Paulo Castilho. Os South Side contam, actualmente, com «cerca de 160 sócios», dos quais «votaram 74». Destes, 56 votaram em João Galrito e 18 em Rui Roque.

A nova direcção foi eleita por um período de três anos. Segundo o seu presidente, o objectivo de trazer novos sócios para a associação e voltar a criar laços entre a cidade e o Sporting Clube Farense também irá passar pela promoção de alguns eventos e por acções de promoção do clube.

Fonte: Barlavento Online

Comments

25 comments to "Claque South Side tem nova direcção"

arsenio disse...
8:44 da tarde

Bonita fotografia com a nossa bela bandeira,é em que estadio?

SamM disse...
10:59 da tarde

Deve ser na Restinga... Mas não tenho a certeza..

RRoque disse...
2:15 da tarde

O campo é a restinga em Alvor, no Alvorense 2 Farense 3 para o campeonato distrital 1ª Divisão epoca 2007-2008.

Algumas correções posso fazer:

1- O mandato da actual direcção é de 2 anos e 5 meses.

2- O numero de sócios dos SS tem crescido, mas não para o triplo, mas para o dobro

Epoca 2005-2006 (aquela que acabou o futebol) tinhamos 86 socios

3- A Associação South Side apenas tem 8 anos de existencia com fundação em Janeiro de 2001.

Para acabar quero dizer que tivemos mais adesão ao acto eleictoral que o Sporting Clube Farense nas suas ultimas eleições.

Domingo em Quarteira, Todos!

Anónimo disse...
3:09 da tarde

Fica aqui um recado ao novo presidente, João Galrito!

"...«O nosso grande objecto é o apoio incondicional ao Sporting Clube Farense. Mas também tentámos sempre exercer alguma influência, nomeadamente junto das camadas mais jovens, para que as pessoas da cidade apoiem o clube. Isso vai continuar a ser feito», disse..."

Pois, espero bem que essa "...influência junto das camadas mais jovens..." também passe por oferecer algum apoio e presença em jogos dos Júniores, coisa essa, nunca vista (assim é impossível trazer jovens para a claque).

Mas para a claque e muitos dirigentes do Farense o que interessa são os séniores, mas, quer se queira, ou não, deveria haver orgulho da vossa parte em ver o nome do nosso FARENSE por parte dos nossos jovens em disputar o escalão máximo do futebol júnior que é a 1ª DIVISÃO NACIONAL e como consequência disso implica a vinda de clubes chamados grandes neste mesmo escalão à nossa cidade e público ao velhinho e ainda gerando alguma receita mesmo que pouco seja...

FORÇA FARENSE

Ferreira disse...
3:36 da tarde

Parabens À nova direcção e sinceros votos de sucesso para os objectivos a que se propõem.

Seria muito bom sinal se conseguirem concretizar a captação de simpatizantes e novos sócios, sendo também muito importante restabelecer a empatia entre o Clube e a Cidade.

Força Farenses!

arsenio disse...
4:17 da tarde

Agradeço a resposta a mina pergunta;Obrigado.

Anónimo disse...
4:17 da tarde

É verdade, ainda mesmo ontem estava eu a ver um treino dos juniores quando de repente metade dos projectores apagaram-se.

Se à partida nunca acendem os holofotes por completo em treinos dos juniores, então com menos aqueles que foram apagados o relvado ficou quase às escuras.

O treinador foi pedir explicações à pessoa que fez aquela proeza e esta simplesmente disse que não era preciso tanta luz para treinarem!

Ao qual o mister tomou a posição de terminar o treino por ali... ficando um treino incompleto e como têm muitas condições e tempo para treinar, ainda têm estes contratempos...

Mas isto tem sido assim ao longo da época, nomeadamente hà semanas atrás em tempo de chuva, proibiram os miudios de treinarem na relva mas nesse mesmo dia os séniores andaram a correr à volta do campo e a fazerem passes com bola.

Assim, interrogo-me, para quê perderem tempo com a formação?

RRoque disse...
6:30 da tarde

Esta conversa da claque para os juniores já enjoa.

DESDE QUANDO É QUE OS SOUTH SIDE BOYS TÊM DE SER OBRIGADOS A APOIAR OS JUNIORES, OU O BASQUETEBOL, ETC.

Porque é que não formam outra claque, exclusivamente para outras modalidades ou outros escalões da formação?

Mandar os outros fazer, sem mexer uma palha, ainda por cima anonimo na internet!

Se quiserem algum curso de formação para fazer uma claque, de certeza que os SS ajudarão.

"O que é demais não presta"

arsenio disse...
7:40 da tarde

O treino era no S.Luis?Pelo que compreendo se foi no S.Luis deve ter sido o Estriga,pois é ou era ele que se ocupa disso nao é?Mas pouco importa quem foi, é simplesmente vergonhoso uma atitude dessas e para que nao se reproduza, é necessario denunciar essa atitude,é claramente estar contra os interesses do Farense.Deve-se informar a direcçao.Para se obterem resultados sao necessarias condiçoes de trabalho.

Anónimo disse...
8:45 da manhã

Sim, era no S.Luis e não foi o meu amigo Estriga, não senhor!

Actualmente a função dele é de Técnico de Equipamentos, nome pomposo que veio substituir o de Roupeiro!

E já que o Sr. Arsénio fala deste homem, pois informo que, se o Farense tiver o azar desta pessoa porventura, algum dia sair do clube, como já teve quase para acontecer (ordenados em atraso), então, é que vão andar às "aranhas" para substitui-lo por alguem capaz de desempenhar a tarefa que tão bem ele sabe fazer com amor, carinho e dedicação.

Anónimo disse...
9:22 da manhã

Ao Sr RRoque

Sou anónimo aqui na internet e sócio do Farense em GERAL e não só da equipa sénior como vocês são e com as quotas em dia!

Eu acho que a conversa não enjoa e nem tão pouco alguem está a obrigar a claque dos séniores a apoiarem os juniores ou outras modalidades.

Simplesmente a mensagem seria no sentido, de vos relembrar que, para além dos séniores ainda existem outros escalões e partindo da vossa iniciativa e disponibilidade, fazerem-se presentes em alguns jogos, neste caso concreto, dos juniores!

Desculpe, se o ofendi, mas com essa arrogância com que demonstrou no seu comentário, não devem cativar muitos mais elementos novos para a claque!

Fique bem...

Nuno disse...
2:08 da tarde

Sr.Anónimo , se os South Side apoiarem os Juniores terao tambem de apoiar os infantis , Juvenis , escolinhas?

Se conhecer os nossos estatutos sabe qual é o nosso principal objectivo , e mesmo assim nao sei se lembra , ou se lhe dá jeito lembrar , que já apoiamos alguns jogos dos juniores.

RRoque disse...
2:39 da tarde

A acusação de arrogancia é simpática, mas continuo a afirmar que o falar não chega, o protestar é pouco, no actuar é tudo.

Este tudo prende-se com a necessidade de cada um de nós tem de fazer mais para o clube e com as suas afirmações anonimas e virtuais não está mesmo disponivel a dar mais ao clube que os seus euros mensais.

O S.C.Farense precisa mais de trabaho do que capital, logo eu proprio promovarei formação para a criação de uma claque para os Juniores do S.C. Farense, espero contar com a sua presença.

Sobre a adesão de jovens ao South Side, bom... os numeros falam.

Passe bem

P.S. - Não esqueça de ir a Quarteira, mais do que ver, apoie. A primeira aula de formação é já no Domingo.

rui borges disse...
5:07 da tarde

Desculpem a minha ignorância, mas
gostava de saber que mais valias tráz uma claque a um clube?

O que se ouve e vê nas noticias sobre as principais claques do sporting, porto e benfica é que, por onde passam deixam marcas, mobilizam dezenas de policias só para os levar aos estádios (e quem paga esse serviço? somos nós contribuintes que ainda por cima, estamos privados de ir aos estádios para ver futebol com o receio de vir com a cabeça rachada por uma cadeira ou um "fogete" enfiado no externo e ir desta para melhor conforme já aconteceu!

JoaoC disse...
5:34 da tarde

Permita-me discordar. Não faço parte de nenhuma claque, mas considero imprescindível o apoio que a claque do farense tem dado ao clube. Se não fossem eles o Farense nas longas deslocações só teria meia dúzia de sócios, e eles tão lá sempre. Se fala das claques dos "grandes" aí pode ter alguma razão, pois alguns tao lá para tudo menos para apoiar o clube.

RRoque disse...
5:59 da tarde

Caro Rui Borges,

O desconhecimento tem desculpa, a ignorância não. Pelo simples facto de que o ignorante é aquele que não quer saber.

Logo tecer opinião sobre do que ignora é o mais berrante preconceito.

Mas avante... As claques são essenciais aos clubes? Não

As claques de apoio a equipas desportivas são consequências da grandeza dos clubes que estas apoiam.

Não acredito que pensa que todos os clubes têm claques? Não tem, mas deviam ter.

O apoio ao clube da localidade de origem/residente é um reflexo de maturidade cultural, ao contrário a identificação por clubes "grandes" como refere no seu comentário demonstra o nível cultural/intelectual dos portugueses. Nós chamamos "clubite" a esse sintoma.

Mas reconheço que a propaganda mediática promovida pelos meios de comunicação social associado ao factor familiar, dificulta e muito uma outra abordagem ao tema.

Peço que deixe de ver futebol na TV e acompanhe o nosso FARENSE na sua reconquista.


P.S. - A minha criança de 4 anos vai ver o Farense desde que nasceu e nunca passou pela cabeça qualquer insegurança nos Estádios.

Nuno disse...
6:15 da tarde

Rui borges , ainda perguntas qual é a mais valia duma claque ?? Entao és muita tapado ! As claques como tudo tem coisas boas e coisas más , mas agora que as pessoas apenas valorizem as más é outra coisa.

Ja pertenceste a alguma ? Ja conseguiste ver as coisas de dentro duma claque e depois de fora ? O Dinheiro que se gasta em apoiar o clube ? O tempo que se "gasta" sem ser os 90 minutos do jogo , para preparar Frases , coreografias , etc ? Sabes quem foi a voz mais activa para voltar a existir futebol senior no Sporting Clube Farense ?? Bem me parece que nao sabes... perdeste uma bela oportunidade de tar calado!

Anónimo disse...
11:22 da tarde

Arsénio, o foto é em Alvor no campo da restinga quando gaanhámos 2-3...

É facil apontar o dedo às claques.. o dificil é compreende-las. As claques sao a voz mais irreverente dos clubes..

Araújo

Amon Amarth disse...
5:06 da manhã

Se nao sabem o que é uma claque..nem fazem ideia do que estas fazem..ou a importancia que tem num jogo aconselho a irem ao estadio algarve ver o FARENSE... Se quem nao sabe tivesse ido no dia do jogo com os pescadores ou outro jogo qq via que a claque tá sempre apoiando a equipa assim como os restantes adeptos que nao pertençem a claque..

Viam que os proprios jogadores dao valor pelo apoio que os farenses lhe dao e vao festejar os golos ao pé destes...viam o pintassilgo a puxar pelo publico que tava em delirio a festar o 2º golo...

Quais 3 grandes qual que...

Vejam o farense e as vossas opinioes mudam :D

Força Farense!! Este domingo pa ganhar !!

arsenio disse...
8:08 da manhã

Estou a gostar de ver o blog viver acho que é bom continuar a trocar pontos de vista;vou tentar trazer a minha pedra ao edificio,respondendo em primeiro lugar para pedir desculpa ao meu amigo Estriga que me conhece bem por ter jogado comigo nos anos 70 eu nao afirmei que foi ele ,perguntei.Sei que tem muito dinheiro para receber ele disse-me no verao.Quanto ao sr Borges nao confunda violencia como as claques dos"grandes",com a malta do Farense,eu fui no verao aotorneio de lagoa,vi o torneio no S.Luis e a malta nao é a mesma,é bom seguir todas as equipas mas nao se pode estar em todos os jogos as pessoas teem outra vida nao so futebol.vai daqui de frança um abraço para todos.Arsenio

Anónimo disse...
11:05 da manhã

Antes de expôr a minha opinião faço a ressalva que nunca fui membro de nenhuma claque.

A questão do rui é pertinente por um motivo...a comunicação social, por norma, só passa o lado mau das claques e raramente mostra o lado bom.

Não conheço pessoalmente a maioria dos membros dos south side, mas conheço-os de vista dos jogos e sei do amor que nutrem pelo clube, porque só os sócios mais dedicados e os south side faziam Km aos Fds e gastavam dinheiro para ver o Farense fora de portas quando estava nos distritais e mesmo na 3ºdivisão, fazendo as xs 700km num fim.de.semana, com todos os encargos que isso tem...sem os south side, afirmo, com quase toda a certeza, que o Farense não teria futebol sénior, porque são a alma do clube neste momento.

Em relação às claques dos grandes clubes...fui a muitas e muitas deslocações com a Juve Leo e tb afirmo que se não fossem as grandes claques os estádios em xs de estarem a meio estariam quase vazios, pq são os "loucos assassinos" das claques que gastam dinheiro e tempo a fazerem viagens para acompanhar os seus clubes fora de portas, inclusivie no estrangeiro.

Agora, há também quem use as claques para se esconder e armar confusão...

Por exemplo..num BenficaXSCP à saída de alvalade, 2 tipos encheram os bolsos com pedras de calçada...mas quem viu advertiu e foram apenas 2 gajos no meio de 500...generalizações levam ao erro smp..

Força Farense e Força South Side... Domingo... Quarteira, lá estarei ao vosso lado, apesar de não ser membro.

TS

Anónimo disse...
12:29 da tarde

As claques não servem para nada, só servem aqueles que andam nos blogs a falar mal de tudo e todos.

LOOOOLOOOLLOOLO.

Os sócios são a vida do clube, principalmente aqueles que apoiam em todo o lado seja em Faro ou na china.

FORÇA FARENSE

PEDRO CARREGA

Anónimo disse...
10:24 da tarde

Antes de mais resta-me agradecer pelos desejos de sucesso nesta nova etapa de vida dos South Side Boys, mas venho aqui esclarecer alguns pontos:
1-Para começar devo dar os parabéns aos juniores pela boa campanha que estão a efectuar na representação do nosso clube ao mais alto nível. Eu próprio ja fui jogador das camadas do nosso clube desde os escolinhas até aos juniores, jogando ao lado do Pintassilgo,com metade das condições das que voces teem hoje, que para além de serem poucas, são muito mais do que as que tinhamos na altura, Mas amavamos jogar a bola e amavamos o nosso clube. Agora sejamos um pouco realistas quando se exige o apoio da claque nas camadas jovens...Mas garanto-vos a presença de vários elementos nos vossos jogos em casa "eu próprio sou um deles quando me é possivel" façam o vosso papel tão bem como o teem feito e orgulhem-se por vestirem essa camisola cheia de História, ambicionando por a sua representação nos séniores do nosso clube!
Continuem o vosso bom trabalho...

2- Odeio comparações!!!
Os do Sporting são os do Sporting, os do Benfica são os do Benfica e nós somos simplesmenmte nós...OS SOUTH SIDE BOYS, IRREDUTIVEIS DO S.C.FARENSE!!!
Escusamos apresentações e comparações pois em nada somos iguais aos outros.
Em nada nos envergonhamos do que fazemos e em tudo nos orgulhamos do que defendemos, esperando um dia que muitos dos que aqui veem fazer comentarios ignorantes e infundados, possam sentir, identificar-se e defender os valores que nós defendemos!
POR FARO, PELO FARENSE, POR OS FARENSES!!

3- Estamos prestes a fazer 15 anos de História na defesa dos interesses do nosso clube e da nossa cidade... não queremos que nos defendam, apenas respeitem.

DESDE SEMPRE...FARENSE...PARA SEMPRE!!

Ass: Galrito

arsenio disse...
8:41 da manhã

Amigo GALRITO,expos muito bem e respeito as suas ideias e associo-me ao apoio que temos que dar ao farense,mas respondo-lhe simplesmente para lhe dizer que se queria ser anonimo,nao devia ter assinado no fim do comentario.Penso que o fez com a emoçao.Um abraço de um Farense.

Anónimo disse...
10:32 da tarde

nao estava registado... logo assinei!

um abraço
Desde sempre...FARENSE...para sempre!

ass: Galrito

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px