quarta-feira, fevereiro 6

Portela já treina


0 comentários

Jorge Portela regressa ao Farense
Novo técnico quer levar clube… à I Divisão


Jorge Portela está de regresso ao Farense, sendo o novo treinador dos “leões” de Faro, após a saída de Carlos Costa na ressaca da derrota no terreno do Armacenenses, que colocou a equipa a quatro pontos da liderança da I Divisão Distrital. “Estou de regresso ao meu clube”, disse ao Região Sul o técnico, que treinou o Louletano nas últimas temporadas e saiu após maus resultados, coordenando agora, em conjunto com Jorge Soares, uma escola de futebol para os mais jovens. “Regresso desta maneira porque se trata do Farense”, referiu, quando questionado sobre o “tombo” que é treinar nos Distritais depois de anos seguidos nos escalões nacionais. “O Farense é um clube histórico, que arrasta 1000/2000 pessoas por jogo.

Tenho pena de estar onde está – é um crime ao futebol. Com todo o respeito pelos outros, não pode estar nesta divisão”, acrescentou. Portela, que começa a trabalhar já hoje, acumulará o cargo de treinador do Farense com o de coordenador da escola: “Rejeitei outras ofertas porque não queria abandonar os miúdos. Com esta oportunidade consigo ajudar o clube e desenvolver a escola.” O novo treinador pensa num projecto a longo prazo, com o objectivo de levar os “leões” de Faro à I Divisão: “Não aceitaria se fosse só para subir; este é um projecto de continuidade e a minha meta é voltar a treinar o Farense no escalão máximo do nosso futebol.”

Jorge Portela tem historial no emblema: chegou em 1990 e foi o lateral-direito titular até 1995. Voltou como adjunto de João Alves e, depois da saída deste, em 2000, orientou interinamente a equipa em três partidas (venceu uma, com o Vit. Guimarães, por 3-1, curiosamente o 200.º triunfo do emblema na I Divisão).

Foi ainda secretário-técnico e director-desportivo, saindo em 2002. Dar a volta Carlos Costa saiu devido “aos maus resultados e ao facto de a equipa não estar a render o que devia nem conseguir reagir quando em confronto com adversários directos”, justificou, ao Região Sul, o director-desportivo do Farense, António Barão.

O ex-capitão chegou ao Farense em 1995 e jogou em todos os escalões nacionais ao serviço do clube. Na época passada, aceitou deixar os relvados e começou a carreira de treinador, coroada com a subida à I Divisão Distrital. “Infelizmente, tal como me aconteceu esta época, as coisas não correram bem ao Carlos Costa”, salientou Portela, consciente da difícil missão que o espera no que resta de segunda volta. A partir deste momento, a grande preocupação do novo técnico – que conhece a equipa por ter observado “alguns jogos como simples adepto” – será anular a diferença de quatro pontos para o Lus. VRSA. “Vamos fazer os possíveis e dar o máximo para dar a volta à situação. Sabemos que será difícil mas vamos ter de ganhar dois jogos a mais que o nosso principal adversário”, frisou.

Pedro Benje continuará a treinar os guarda-redes e Jorge Portela vai ter ainda a companhia de Jorge Soares (formado nas camadas jovens do Farense, jogou também no Benfica e actualmente representa o Louletano), que com ele coordena o projecto da escola de futebol. “Vai ser um auxílio irregular, sempre que puder e não com as funções exactas de adjunto, uma vez que ele ainda joga”, esclareceu Portela. O novo técnico estreia-se sábado, em casa, no dérbi contra o Salgados.
Notícia de Região Sul

Comments

0 comments to "Portela já treina"

 

Copyright 2009 All Rights Reserved Blog Leões de Faro optimizado para 1280 x 768 px